...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 novembro 2012

Técnicas de escalada - Mosaico - Escada externa - Chaminés - Caixas de ar condicionado


Técnicas de escalada

Mosaico: são saliências estruturadas nas edificações em forma de labirinto. A técnica de escalada é a mesma empregada na transposição anterior, feita sempre com três pontos fixos e olhando para o objetivo constantemente (figuras 105 e 106).



Escada externa: é uma estrutura metálica que encontramos na parte externa das edificações, a qual permite o acesso aos andares, às caixas d’água etc.

A técnica empregada é a mesma das anteriores. Devem ser observados, também, os seguintes detalhes: os pontos de apoio, se há existência de falhas na estrutura, quebras, ferrugens, peças soltas etc.



Chaminés: são estruturas encontradas freqüentemente no meio urbano e nas montanhas (pedras). São raras as atividades realizadas nessas estruturas, devido à grande falta de conhecimento técnico, em virtude da variedade de técnicas que podem ser aplicadas em situações diversas, podemos encontrá-las em três formas: estreitas, médias e largas. Em função da configuração dessas estruturas, devemos escalar pelo interior das aberturas que elas apresentam. O deslocamento baseia-se, principalmente, na aderência e na oposição de esforços. As técnicas de escaladas, empregadas nas chaminés têm como base a aderência das mãos, pés (ou planta dos pés), costas e até mesmo dos joelhos, já que este realiza o sistema de pressão em função da largura da chaminé, a qual torna impossível a extensão das pernas, devendo ser usados somente em casos excepcionais (figuras 110, 111, 112 e 113).



Caixas de ar condicionado: são locais estruturados nas edificações, com a finalidade de acomodar aparelhos de ar condicionado. Para escalar essas estruturas, é necessário certo conhecimento técnico, como, por exemplo, posição de pegadas; forma de deslocamento, métodos de segurança, posicionamento nessas estruturas, etc. (figuras 114, 115, 116, 117, 118, 119 e 120).








Nenhum comentário:

Postar um comentário