...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 novembro 2012

Sistema conjugado para descida com vítima conscientes e inconscientes passo a passo -


Sistema conjugado para descida com vítima

No sistema conjugado para descida com vítimas, o bombeiro faz uso de 2 (dois) aparelhos oito que deslizam ao mesmo tempo por um cabo de sustentação, que, interligados por meio de um longe (extensão) ou por um cabo solteiro, possibilita ao bombeiro trazer consigo até duas vítimas ao mesmo tempo.


Descrição da técnica passo a passo

Com o cabo de sustentação já armado no plano vertical, o bombeiro estará com cadeirinha, mosquetão, aparelho oito, capacete, luvas e longe (extensão) ou cabo solteiro. Ele equipará a vítima com cadeirinha, mosquetão, aparelho oito, capacete e luva (opcional); executando a amarração da alça de sustentação/extensão (prolongamento) para a vítima; inserirá o seu aparelho oito no cabo de sustentação.

O bombeiro clipar-se-á no aparelho oito e executará uma trava de segurança (deixará uma folga no cabo de sustentação para clipar a vítima). Inserirá o cabo de sustentação no aparelho oito da vítima (acima do seu).

Clipará (enganchará) um mosquetão nesse aparelho oito; clipará a alça menor da alça de sustentação no mosquetão do aparelho oito da vítima, passando a alça maior da alça de sustentação pela cadeirinha da vítima. Clipará essa alça no mesmo local que enganchou a alça menor (mosquetão da vítima). Pegará a extremidade livre do seu longe (extensão) ou cabo solteiro; clipará no mosquetão da vítima.

O bombeiro desfazer-se-á a trava de segurança assumindo o freio, dando voz de “atenção segurança”. Manterá essa ligação entre os dois (bombeiro e vítima). Feito isso, o socorrista começará a descer e, conseqüentemente, arrastará a vítima.

O bombeiro procura manter uma distância considerável da vítima (preferencialmente pequena); essa distância dependerá do comprimento do longe (extensão) ou cabo solteiro, do tamanho da alça de sustentação ou da necessidade que o momento exigir.

Essa técnica possibilita ao bombeiro controlar, de forma correta, o posicionamento da vítima até a sua chegada ao solo.

O quadro disposto abaixo demonstra o seu desempenho.





O sistema conjugado poderá ser empregado na evasão de vítimas em estados clínicos diferentes, tais como:


Vítimas conscientes: cabo da vida, cadeirinhas diversas, alça de sustentação, etc. (figura 241).






Vítimas inconscientes: lais de guia duplo ou de três alças, balso pelo seio com nó direito no peito, alça de peito com balso pelo seio e macas diversas (figura 242).




O sistema conjugado com relação ao esforço realizado pelo
bombeiro:

- pressão da mão sobre o cabo de sustentação: mínimo.
- atrito da mão sobre o cabo de sustentação: mínimo.
- grau de risco de queimaduras na palma da mão: mínimo.
- peso da vítima sobre o bombeiro: mínimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário