...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 novembro 2012

Procedimentos adotados no extermínio de insetos - Colmeia - Inseticidas - Gasolina - Fogo - CO2 - Fumaça - Isolar o local


Procedimentos adotados no extermínio de insetos

Só é realizado o extermínio quando o serviço especializado de captura não tiver condições de recolher esses animais ou quando eles oferecerem riscos à vida de pessoas e/ou destruição de bens.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros só atua em ocorrências de extermínio de insetos, quando eles estão oferecendo riscos à população e quando não há condições de capturar as colmeias por apicultores ou órgão de sua competência.

O comandante do socorro ou chefe de guarnição deverá orientar os rádio-operadores para que instruam o solicitante quanto aos cuidados e procedimentos que deverão ser tomados no decorrer do período diurno, pois a atuação do bombeiro quanto ao extermínio só poderá ser realizada no período noturno, uma vez que nesse período os insetos cessam as suas atividades, mantendo-se reunidos em enxame; são menos agressivos, têm menor visibilidade, proporcionando assim maior agilidade, eficácia e segurança durante o desenvolvimento da operação.


Dentre as orientações passadas pelo rádio-operador, deverão constar as seguintes:

- local onde se encontra um enxame, o qual deverá estar isolado, devendo ser evitado o trânsito e permanência de pessoas, principalmente crianças e animais que normalmente são os que mais sofrem pela ação desses insetos;





- orientar o solicitante a manter fechadas as portas e janelas, para evitar a entrada dos insetos no interior de suas casas ou apartamentos;

- os agentes exterminadores utilizados pelo Corpo de Bombeiros são os mais comuns, porém os cuidados sempre terão de ser redobrados em razão dos vapores emanados, pois a sua localidade e o seu estado de confinamento poderá colocar em risco vidas, bens, residências, etc.


São os mais comuns:

a) inseticidas: normalmente, esses produtos são fornecidos pelo solicitante, devendo-se observar a necessidade do uso pelo bombeiro com materiais e equipamentos de proteção individual adequados, durante a preparação do produto, quanto à sua aplicação, evitando que os socorristas inalem vapores e entrem em contato direto com o inseticida. A aplicação de inseticidas deve ser feita em locais fechados, a fim de garantir maior eficiência do veneno.

b) gasolina: faça uso de gasolina com uma bomba manual, com o intuito de pulverizar diretamente o enxame. Em virtude da rapidez com que os insetos abandonam a colmeia, deve-se usá-la em local de fácil acesso e locomoção, evitando o ataque dos insetos em fuga.

c) fogo: deve-se atentar para o uso da chama no extermínio de insetos, razão pela qual deverão ser envolvidos diversos meios de proteção e segurança. Nesse caso, até o corte de fornecimento de energia elétrica pode ser necessário. Aplique o fogo diretamente sobre ou envolvendo a colmeia, causando a morte parcial ou total dos insetos, eliminando até os em fuga, observando que seu uso deve ser restrito a locais abertos, pois tem de apresentar fácil locomoção e total segurança contra incêndio. O responsável pela operação deve adotar medidas de segurança, afastando ou retirando os materiais sujeito à queima e à colocação de extintores nas proximidades do evento.

d) CO2: deverá ser aplicado diretamente no enxame, garantindo a morte total dos insetos pelo congelamento, mantendo a colmeia completamente intacta.

e) fumaça: não mata os insetos, simplesmente os deixa atordoados e confinados no interior da colmeia, que é então retirada em sua totalidade e transportada para um outro local, com segurança, e o mais importante, mantém a espécie ainda com vida.


Os locais onde o comandante de socorro ou chefe de guarnição pode encontrar focos são os mais variados possíveis (árvores próximas às residências, buracos no solo, dentro de troncos ocos, cantos de paredes, no interior de postes, dentro de fornos, em coberturas, em cima de lajes, etc).

Isole o local e, em função da localização e disponibilidade de recursos, adote o agente exterminador indicado.

Os bombeiros envolvidos na operação devem fazer uso de roupas adequadas e serem conhecedores da técnica empregada. Em alguns casos, chega até ser necessário o emprego de escadas, equipamentos de rapel e/ou outros materiais e equipamentos, dependendo, exclusivamente, das dificuldades encontradas na operação.

É bastante comum a solicitação do Corpo de Bombeiros, por parte da comunidade, para atendimento a ocorrências de extermínio de insetos que se encontram em determinadas áreas, às vezes, até voando em nuvem e atacando as pessoas que estejam transitando pelo local. Nesses casos, seu extermínio torna-se bastante difícil ou até mesmo impossível. O comandante de socorro ou chefe de guarnição deve isolar a área e evitar o fluxo de pessoas pelo local ou nas suas proximidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário