...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 novembro 2012

Abordagem das estruturas - Cobogós


Abordagem das estruturas

Consiste na realização de trabalhos de deslocamento através de obstáculos, no qual o bombeiro conquista esses meios, de forma não convencional, transpondo-os. É o ato de conquistar, ou seja, transpor o obstáculo utilizando técnicas não convencionais. Há um desgaste físico considerável, o qual deve ser evitado. Existem diversas técnicas de abordagem que podem ser usadas para conquistar uma estrutura, cabendo ao bombeiro optar pela que exige menos esforço físico ou que seja mais eficiente.

Cobogós: são paramentos encontrados nas edificações, que tem por finalidade auxiliar na ventilação do ambiente. Essas estruturas favorecem o emprego de uma das técnicas de escalada que faz com que o socorrista empregue sua habilidade e técnica com o uso de uma segurança adequada, durante todo o deslocamento.

O socorrista deve observar o emprego correto dos três pontos bases, escalar com os olhos, escalar com as pernas, evitar cruzar membros e evitar lances longos, porque, normalmente, essas vias são de caráter duvidoso e jamais se deve confiar nessas estruturas (figuras 103 e 104).





Nenhum comentário:

Postar um comentário