13 outubro 2012

Hidrantes de parede e Coluna - Abrigo - Esguicho - Lance de mangueira - Linha de mangueira - Mangueira de incêndio - Registro de gaveta - Registro globo - Bomba de pressurização - Tanque de pressão - Manômetro - Pressostato - Válvula ou chave de fluxo - Válvula de retenção - By-pass - Hidrante de recalque ou passeio - Reservatório de um sistema de hidrantes e RTI (reserva técnica de incêndio) - Pressão - Vazão - Rede elétrica independente da Geral - Canalização - Bombas - esquema vertical do sistema de hidrante de parede - Válvula de recalque - Exemplo de registro - Hidrante de coluna ou urbano

Hidrantes de Parede e Coluna

O sistema de proteção por hidrantes é uma rede hidráulica, que facilita o combate ao incêndio. Destina-se à proteção dos bens materiais contidos na área onde estão instalados e, indiretamente, também protegem vidas humanas, uma vez que controlam o incêndio em seu estágio inicial, evitando que se desenvolva e comprometa a segurança dos ocupantes de todo edifício.

O sistema de hidrante é composto de um reservatório (caixa d’água) que pode ser elevado ou subterrâneo, bombas de incêndio (regra para a maioria dos casos), tubulações hidráulicas, peças hidráulicas (registros, válvulas e conexões), registro de manobra com adaptação de engate rápido para acoplar as mangueiras (juntas storz), abrigo de mangueiras, acessórios (mangueiras, esguichos e chave de mangueira) e registro de recalque.

Os hidrantes são exigidos, obrigatoriamente, nos edifícios residenciais multifamiliares, comerciais, industriais e demais ocupações, conforme determinação de norma específica, no caso do Distrito Federal a NT-01/2000-CBMDF.

Os hidrantes são dimensionados por engenheiros, objetivando a extinção de incêndio por meio de uma descarga de água adequada ao risco que visam eliminar.

Mesmo em locais equipados com sistemas automáticos de extinção de incêndio (exemplo: sistema de proteção por chuveiros automáticos), os hidrantes são indispensáveis, pois servirão como meios auxiliares ou complementares na extinção de incêndios.

Os hidrantes são acionados manualmente e estão instalados nos edifícios para utilização pelo Corpo de Bombeiros e/ou brigadas de incêndio, mas nada impede que os próprios ocupantes, em situações de emergência, os utilizem, bastando para tal o treinamento adequado.

Os hidrantes de parede são projetados para as guarnições de combate a incêndio e devem ser utilizados durante as ações de combate.


Antes de se falar propriamente do sistema de proteção, é importante que algumas definições sejam apresentadas para melhor compreensão do que será tratado posteriormente.



• Hidrante de parede: dispositivo pertencente à própria edificação, com características específicas descritas em norma, o qual permite o fácil engate de uma mangueira de incêndio, fornecendo água para realização de um combate a incêndio.

 Abrigo: local destinado ao acondicionamento da mangueira de incêndio e do esguicho para que fiquem protegidos contra intempéries e danos mecânicos e em condições de serem utilizados.

 Esguicho: dispositivo colocado na extremidade da mangueira de incêndio que tem por função esguichar água para combate a incêndio. O tipo mais comum é o agulheta que fornece um jato compacto e sem regulagem. Por isso, é de extrema importância que o bombeiro adentre em uma edificação sinistrada levando seu próprio esguicho regulável para as ações de combate.

As guarnições de combate a incêndio devem utilizar seu próprio esguicho regulável.


 Lance de mangueira: comprimento de uma mangueira de incêndio sem interrupção.

 Linha de mangueira: conjunto de lances de mangueiras devidamente unidos por engate do tipo storz.

 Mangueira de incêndio: mangueira que obedece às especificações prescritas na NBR no 11.861.

 Registro de gaveta: conexão destinada ao fechamento do fluxo de água da canalização do sistema de hidrante de parede, geralmente localizado próximo ao reservatório de água.

 Registro globo: conexão que compõe o hidrante de parede e o hidrante de recalque. Sua finalidade é prover as mangueiras de incêndio de água e admitir o recalque das viaturas do Corpo de Bombeiros.


No hidrante de parede, o operador disporá de chave de mangueira, esguicho agulheta ou regulável (este último somente para alguns tipos de edificações) e dois lances de mangueira de 15 metros cada (não são aceitos lances maiores ou menores). Os abrigos devem estar devidamente sinalizados.

Apesar desses equipamentos serem obrigatórios, os bombeiros devem levar seu próprio equipamento de combate (descrito no Módulo 3 do presente manual).


• Bomba de pressurização: equipamento destinado a fornecer ao sistema de hidrantes de parede a pressão necessária para o combate ao incêndio.

• Tanque de pressão: aparelho que mantém a rede de hidrantes sempre pressurizada.

• Manômetro: aparelho medidor da pressão estática.

• Pressostato: aparelho destinado ao acionamento automático das bombas de pressurização, por intermédio da calibragem da pressão.




• Válvula ou chave de fluxo: aparelho que aciona,  automaticamente, as bombas de pressurização, por intermédio da detecção do fluxo de água.

• Válvula de retenção: conexão destinada a permitir o fluxo de água apenas em um sentido.




• By-pass: derivação na rede hidráulica de incêndio que garante o funcionamento do sistema de hidrantes por gravidade.

• Hidrante de recalque: também conhecido por hidrante de passeio, é o dispositivo localizado externamente à edificação que permite a pressurização do sistema de hidrantes. As instalações mais recentes contêm uma válvula de fluxo.




Para melhor entendimento e análise do sistema, o presente estudo dar-se-á seguindo a circulação da água, ou seja, reservatório — bombas — canalização — hidrantes — mangueiras — recalque.


O reservatório de um sistema de hidrantes, geralmente, fica na parte superior da edificação, admitindo-se sua localização na parte inferior, desde que o autor do projeto esclareça o motivo da impossibilidade da utilização do reservatório superior e que tal alteração seja apresentada ao Corpo de Bombeiros e seja devidamente aprovada.

Um forte argumento para a aceitação de alimentação inferior são as limitações estruturais, pois o peso do reservatório pode inviabilizar a adequação da edificação à legislação atual; ou quando da elaboração de um novo projeto, no qual as reservas prescritas são maiores, exigindo um super-dimensionamento dos pilares de sustentação.

É no reservatório superior que está contida a Reserva Técnica de Incêndio (RTI), a qual é uma parte da capacidade do reservatório de água da edificação, exclusiva para uso em caso de incêndio.

Seu volume varia de edificação para edificação, conforme a classe de risco da ocupação (O risco de uma edificação é determinado pela NT-02/2000 CBMDF que se utiliza dos parâmetros da  Tarifa Seguro Incêndio do Brasil),  e a área construída da edificação. O dimensionamento da RTI, bem como de todo sistema, está descrito na NT-04/2000.

O volume mínimo de uma RTI de uma ocupação residencial e comercial é de 4.200 litros e 6.600 litros, respectivamente. Esses valores sofrem acréscimo à medida que a área fica maior. Note que os valores mínimos são aproximados ao volume de água das viaturas de combate a incêndio.

Isso significa dizer que, na pior das hipóteses, comparativamente falando, haverá uma viatura tipo ABT dentro da edificação à disposição do Corpo de Bombeiros para o combate, o que permite um tempo de autonomia, até que se estabeleçam formas de abastecimento das viaturas.


Logo, o uso de sistema de proteção por hidrantes deve ser sempre levado em consideração em uma situação de combate a incêndio no plano vertical e em grandes edificações. Importante lembrar que, dependendo do tipo de edificação, o volume da RTI pode ser muito superior a qualquer meio de abastecimento ou à soma de todos os volumes de água das viaturas de combate a incêndio.

Exemplo: Shopping Centers de 32.000 m2 dispõe de, no mínimo, 50.300 litros de água.

As guarnições devem sempre priorizar o uso dos hidrantes de parede da edificação nas ações de combate a incêndio.


Para que se garanta a funcionalidade do sistema, o Corpo de Bombeiros determina que todos os reservatórios sejam resistentes ao fogo por, no mínimo, quatro horas.

Os reservatórios, geralmente, são feitos de concreto armado, com 20 cm de espessura. Caso o reservatório seja de cimento-amianto, de polietileno ou qualquer outro material que possua baixa resistência ao fogo, exige-se que seja colocado fora da projeção da edificação, no mínimo, a 3 metros de distância.

Entretanto, independente do tipo e locação do reservatório, a reserva técnica de incêndio deve ser garantida pela diferença de nível entre a canalização de consumo normal, que sai pela lateral do reservatório, e a de incêndio, que sai pelo fundo do reservatório. Isso ocorre porque não se exige um reservatório específico só para RTI.

A NT-04/2000, conjuntamente com a NBR no 13.714, estabelecem pressão (A NT-04/2000 exige pressão residual no ponto do esguicho entre 10 mca (1 Kgf/cm2) e 40 mca (4 Kgf/cm2),  e vazões (A NT-04/2000, Tabela 3,  estabelece as vazões mínimas para cada risco),  para o combate. Para que haja uma pressão mínima de 10 mca (metros de coluna d’água) ou 1kgf/cm2 em todos os esguichos dos hidrantes de parede da edificação, o sistema é projetado com duas bombas instaladas para pressurização, com independência da rede elétrica geral (Mesmo desligando a rede geral do prédio, as bombas de incêndio têm suprimento de energia Garantido), uma principal e outra reserva, de acionamento automático e manual, onde a água do reservatório é bombeada por uma canalização (O diâmetro da canalização pode ser de 63 mm ou 50 mm dependendo da classe de risco da edificação), de aço, cobre ou ferro galvanizado até o hidrante de parede onde houve a abertura do registro.

Pode acontecer de, por negligência ou desconhecimento dos usuários, o quadro de automação das bombas estar em ponto neutro (desligado) ou em acionamento manual, o que impede o acionamento automático das bombas, obrigando o bombeiro a ir até à casa de máquina realizar a reversão do quadro.

Se a edificação possui sistema de bombas e a água não está tendo pressão suficiente no esguicho, o bombeiro deve realizar a reversão do quadro na casa de máquinas.


O esquema a seguir ilustra que, mesmo cortada a energia de consumo do prédio pelos bombeiros (chave geral), a energia que vem da concessionária continuará a alimentar as bombas de incêndio.




Desligar a chave geral de energia da edificação não afeta o sistema de bombas de incêndio.


Esquema do sistema de hidrante que vai da casa de bombas até o hidrante de recalque:




Nota-se que o sistema é totalmente interligado a um hidrante que se localiza no térreo da edificação, chamado hidrante de recalque que tem a função de permitir a pressurização do sistema por meio das bombas das viaturas de combate a incêndio. Sendo assim, em caso de falhas nas duas bombas ou fim da RTI do prédio, os bombeiros podem pressurizar a rede predial utilizando o sistema de bombas da viatura.


Para isso, é necessário apenas conectar a mangueira no hidrante de recalque que fica no passeio ou na entrada do prédio e pressurizar.

O hidrante de recalque deve ser dotado de uma válvula de retenção que impeça o fluxo de água da edificação para a viatura.

Dependendo da altura do edifício pressurizado, a coluna d’água pode ocasionar danos ao corpo de bombas da viatura de combate a incêndio.

Entretanto, edificações antigas podem não possuir essa válvula.

Isso pode ser observado abrindo-se o registro. Se existir válvula de retenção, não sairá água ao se abrir o registro do hidrante de recalque  (ver Figura 50).




Essa caixa deve possuir uma tampa com a inscrição INCÊNDIO, para uma identificação mais rápida pelos bombeiros, vez que a pressurização da rede é prioridade.

Entretanto, em muitas vezes, a tampa que cobre esse dispositivo é idêntica às tampas de caixa de esgoto, água e cabeamento, o que exige dos bombeiros maior esforço e tempo para sua localização. Caso o recalque não seja encontrado, pode-se fazer a pressurização pelo hidrante de parede mais próximo, geralmente no pavimento térreo.

Entretanto, esse método deve ser evitado por haver uma redução significativa da pressão no pavimento em que está se realizando o combate.

Na pressurização, é importante atentar para duas coisas:

primeiro, na manobra de pressurização da rede tanto do hidrante de recalque como do hidrante de parede mais próximo, não esquecer de abrir o registro;

segundo, no uso improvisado do hidrante de parede, deve-se tomar o cuidado de abrir o registro somente depois de ter formado a coluna d’água com a viatura, pois caso este não possua válvula de retenção, o corpo de bombas da viatura pode ser danificado.

Outra informação relevante sobre o sistema de hidrante refere-se às válvulas de retenção localizadas na entrada do reservatório, que impedem que a água pressurizada pela viatura abasteça o reservatório, danificando as bombas de incêndio do prédio  (o fluxo contrário à circulação normal do sistema ocasiona uma rotação prejudicial nos engenhos das bombas de incêndio), e impedindo uma pressão suficiente no pavimento em que se está realizando o combate.

Entretanto, edificações antigas podem não ter essa válvula. Se os bombeiros já tiverem pressurizado o sistema e ainda não houver pressão suficiente no esguicho, devem fechar o registro do reservatório (caixa d’água), a fim de que o circuito seja fechado e a pressão se torne suficiente para o combate.




Como não é possível ao comandante de socorro determinar a quantidade exata de água necessária ao combate, é importante que as viaturas sejam abastecidas, ainda durante o combate, por meio da utilização dos hidrantes de coluna (hidrantes urbanos), os quais são dispositivos instalados na rede pública de distribuição de água, localizados no logradouro público e destinados ao suprimento de água para as viaturas do Corpo de Bombeiros.



A Seção de Hidrantes do CBMDF mapeou todos os hidrantes do Distrito Federal e é o responsável por sua manutenção. Entretanto, todo bombeiro deve conhecer a localização dos hidrantes de sua área de atuação.





85 comentários:

  1. suas informaçoes foram de grande importancia para aprofundar meu conhecimento na area de segurança do trabalho

    ResponderExcluir
  2. Parabens Oswaldo!!!
    Otimas informações para os projetistas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia e obrigado pela visita, pois o intuito do blogger é disseminar o saber, por isso o cuidado com as postagens onde procuro deixar o tema o mais claro possível. Abração...

    ResponderExcluir
  4. Saudações Bombeiro.
    Parabéns pelo seu blog.
    Você pode me esclarecer por gentileza se quando tem um sistema de chuveiro automático na válvula de governo e alarme é obrigatório ter um modulo de chave de fluxo para que o sistema de detecção de incêndio faça a supervisão ou se é possível ter um sistema de supervisão independente do de detecção?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Anônimo...
    O sistema de chuveiro automático (Sprinklers), funciona pressurizado pela bomba jockey (bomba de pequeno porte e potencia), utilizada para manter a rede pressurizada, onde ela liga toda vez que o pressostato detecta despressurização da rede e envia sinal que a rede está despressurizada, esse sinal aciona a bomba jockey, e é notado por luz vermelha piscante na central de alarme e no quadro elétrico na casa de bombas, uma vez a rede pressurizada, a bomba jockey desliga. Se a bomba jockey ligar com frequência, é sinal de vazamento na rede. Por isso não é preciso outra forma de supervisão, uma vez que há duas, que serão notadas pelos setores elétrica, hidráulica, monitoramento, Bombeiro e Vigilantes. Há também rondas periódicas onde são averiguados os ECIs e leitura dos manômetros, para averiguar a frequência da pressão, e visitas na Casa das bombas.
    Espero ter ajudado...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde e desculpe-me pela remoção de seu comentário, pois ao mudar o interface do bloguer, mudaram também algumas ferramentas e eu me confundo. Sobre o hidrante e sua demarcação estão corretas, pois identificam o espaço que é necessário para a abertura de sua porta e manuseamento. Portanto, seu veículo não mostra interferência alguma, mesmo que estivesse estacionado na frente da demarcação, pois em garagens é necessário a instalação ou pintura de sinalização " H " próximo ao teto da garagem para melhor identificação e visualização do equipamento.
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    Gostaria de saber qual é o engenheiro responsável pelo dimensionamento dos hidrantes?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Andreia.
    São os Engenheiros, Arquitetos, Projetistas e Profissionais ligados direta ou indiretamente à área de PCI. Qualquer planejamento ou alteração do projeto de cálculos na construção, serão sempre realizados pelos profissionais acima citados.
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Gostaria de saber se o hidrante de recalque é obrigatório desde que a reserva de incêndio seja suficiente?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Anônimo...
    O hidrante no recalque é utilizado para abastecer a rede dos hidrantes da edificação, caso haja necessidade. Já a reserva de incêndio é obrigatória desde que vc possua uma rede de hidrante ou sprinklers em sua edificação.
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, como posso saber a pressão mínima para o bom funcionamento do hidrante. Para definir se será necessário de sistema de pressurização por bombas ou apenas por gravidade é o suficiente. Percebo que, nos prédios residenciais existentes atualmente o sistema é geralmente por gravidade apenas. Será que no andar superior, onde geralmente a coluna é de no máximo de 4 metros a pressão é suficiente para o esguicho cônico?
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Ritter.
    Quando se projeta um sistema de PCI, esse precisa ser completo. Se vc possui, vai instalar, ou está projetando um sistema de hidrantes, esse ramal precisa sim ser pressurizado por motor, (lembrando que trata-se de um sistema que vai ser utilizado em sua maioria em testes ou limpeza de fachada ou piso, (não há outro motivo para se acionar uma bomba de incêndio, salvo quando houver um incêndio). E outra, seu prédio tem, ou terá a válvula de recalque de hidrante instalada no passeio (calçada), e é por ela, que em caso emergencial, o Bombeiro Militar vai realizar a acoplagem e assim pressurizar sua rede de hidrantes do prédio todo por intermédio da bomba instalada no caminhão, isso é se vc optar por esperar a chegada do 193, lembre-se que cada minuto perdido, o prejuízo aumenta, e como já disse, ainda ñ consegui calcular se o que causa mais prejuízo em um incêndio: Fogo ou a Água que os Bombeiro jogam??? Prevenção sempre, sempre será um excelente negócio. Sobre a pressão, é melhor vc fazer o teste utilizando apenas uma mangueira, andar pós andar (jogue a água pela janela e veja a distância que ela percorre), um jato de 2 à 3 metros já é o suficiente para partir pra cima de um pequeno foco de fogo. Se vc quiser o calculo correto, mande-me a altura do prédio, tamanho da caixa d´água, medida da tubulação do ramal principal e da saída do hidrante. Abração e obrigado pela visita. Se achar que não te ajudei, volte à me acionar...

    ResponderExcluir
  15. Olá, com relação aos hidrantes duplos, como devemos considerar a vazão para cálculo dos sistemas?
    A vazão de dois registros juntos ou os dois pontos mais desfavoráveis?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Anônimo...
    Considere como Hidrante duplo, pois sua área dimensional de cobertura, duplica e muitas vezes triplica, dependendo do número de mangueiras que vc acondicionará no abrigo. Opte pelas mangueiras de 1 1/2 POL, pois a de 2 1/2 Pol, além de pesada, ocupa de dois à três brigadistas para manter o jato dessa esguicho posicionado ao foco do fogo. Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, queria parabenizar pelo belo trabalho feito aqui, com informações de suma importância para quem atua na área e para quem gosta de se atualizar e ter informações técnicas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Assis e obrigado pelo elogio e pela visita. Abraços à você e seus Familiares...

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Oswaldo, parabéns pelo blog e pela sua disposição em colaborar com tantos colegas, realmente é de grande valia suas respostas. vi alguns posts onde você esclarece as questões de hidrantes duplos. Se eu tiver uma instalação onde eu tenho um setor isolado que precisa de hidrantes duplos mas, uma série de outros setores onde a instalação de hidrantes simples, atenderia, como devemos proceder? Podemos dimensionar a instalação pelo risco maior e, colocar hidrantes duplos somente no setor onde requer e, nas demais áreas colocar hidrante simples (mas com pressão e vazão dos hidrantes duplos)? Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Anônimo...
    A visão preventiva em relação a instalação do hidrante deve ser a mesma disponibilizada ao extintores, onde quanto maior o risco, maior será a quantidade de unidades ou tamanho do recipiente.
    Portanto instale os duplo apenas nos locais onde o risco é maior, nunca se esquecendo da PREVENÇÃO, pois como sempre digo, "Não sei qual elemento causa mais estrago, o fogo ou a água..."
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Barros15 junho, 2015

    Bom dia Oswaldo.
    Estou procurando fornecedores para comprar o tanque de pressão e não encontro. Você teria algum contato de empresa para compra deste componente? Preferencialemente em Brasília. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Gabriel...
    Fiz uma rápida pesquisa e encontrei esses dois fornecedores localizados em Brasília, e ambos trabalham com ECI, visite os sites: http://www.efernandeseng.com.br/ - http://www.engetecdf.com.br/produtos.php
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Oswaldo,
    Se puder me ajudar agradeço ! Num prédio escolar de 4 pavimentos, onde deve estar localizada a casa de bomba de incêndio, no pavto superior (logo abaixo da caixa d'água) ou no térreo ?

    ResponderExcluir
  25. Karina, boa tarde...
    A instalação deve ser ao lado da bomba d´água logo abaixo da caixa, pois ali acondicionada você não precisará se incomodar com canos e conduítes, pois você instalará a bomba e o quadro de comando num só local, preocupando-se apenas com a sinalização na porta do quadro de comando e pintura da bomba (vermelho) para que não ocorra incidentes. Abração e obrigado pela visita... Tô em férias, mas foi.... Até...

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde! Gostaria de parabeniza-lo pelo conteúdo de excelência que tem no seu blogg! Aqui consigo absorver informações de prevenção, combate a sinistros e primeiros socorros, que, agregam mais conhecimentos como um profissional na área de prevenção de acidentes e combate a princípios de incêndio. Obrigado, por compartilhar com um pouco do seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite João Paulo...
    Estou feliz e realizado em saber que meu blogguer está sendo bem aceito entre os Prevencionistas, estou em férias, última semana. Segunda feira volto à ativa; Obrigado pelo elogio e visita.
    Abraço à você e em todos seus Familiares...

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Trabalho em uma edificação comercial e nessa edificação temos 54 hidrantes porém o administrador efetuou a compra de um esguicho agulheta para repor no lugar do regulável que foi danificado. Gostaria que você me esclarecesse se ainda é permitido o uso desse esguicho. Outra coisa existe prazo para a troca da mangueira nível 1 pela 2?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo, boa noite...
    Tanto o esguicho quanto a mangueira são utilizados em classificações prediais residenciais como RISCO LEVE, o correto é utilizar mangueira T2 e esguicho regulável. Mais informações: http://www.bucka.com.br/
    Nota: Os Administradores e Gerentes trabalham sempre, gastando aqui e economizando ali, por isso não palpite, apenas utilize-se das ferramentas que lhe colocaram em mãos, você agora sabe qual é a ferramenta correta, mas não questione, pois o que importa no momento é a sua subsistência, seu emprego. Sorria, acondicione os equipamentos e os mantenha limpos, portas fechadas e sinalizados...
    Abração à você e em seus Familiares e obrigadão pela visita...

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Oswaldo, estamos fazendo instalação de rede de incêndio sprinklers e temos que comprar válvula de segurança até 10 mca de 3" e válvula de segurança 10mca de 2.1/2" , você teria alguma imagem dessa válvula ? e válvula de fluxo de 3" e de 2.1/2" você teria alguma imagem destas também ? porque recebi uma cotação aqui com vários tipos de válvula, desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite Gisleângela...
    Esse site é completo e rico em imagens: http://www.bucka.com.br/hidrantes/valvula-para-hidrantes/
    Abração e obrigado pela visita, qualquer coisa volte a me acionar...

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Oswaldo, e obrigado pelas informações. Referente aos abrigos p/ hidrantes, existem dois tipos, de embutir e o de sobrepor. Posso usar qualquer um deles? Ou cada um tem uso especifico? Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Anônimo...
    Tudo é uma questão de arquitetura.
    Se vc conseguir embutir o abrigo, tudo bem, se não tiver como embutir, utilize a tubulação e abrigo extposto, isso é instalado na parede com parafuso e buchas.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  34. Inseri mais uma foto para o entendimento entre hidrante de parede e coluna e sua instalação. Até...

    ResponderExcluir
  35. Parabéns bravo.
    Informações precisas e bem detalhadas, mais detalhada que nas próprias it's.
    Tirou minhas dúvidas, e acredito que de muito mais pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Claedson...
      O Blogger foi criado para essa finalidade, pois os manuais e apostilas, quando não tinham erro de português, era o coloquial, e pobre em figuras, sempre se calçando em matérias assinadas por estrangeiros (isso me enoja), parece que não somos competentes o suficiente para resolver nossos próprios problemas.
      Mas vamos lá, obrigado pela visita e continue pesquisando e se informando, pois o conteúdo do blogger é farto.
      Abração à Você e aos seus Familiares...

      Excluir
  36. bom dia bombeiro Oswaldo numa mangueria de 15 metros de 2 polegada qual a distancia que atinge seu esguicho

    ResponderExcluir
  37. Reginaldo, bom dia...
    Há vários fatores envolvidos nessa pergunta que dificulta resposta:
    - Tipo do esguicho;
    - Tipo de jato:
    - Pressão exercida na tubulação pressurizada por peso da coluna;
    - Pressão exercida na tubulação pressurizada por bomba jockey;
    - Pressão exercida na tubulação pressurizada por bomba principal;
    - Potência das bombas difere na potência da pressurização.
    Por isso o jato pode ter de 30cm à 30m.
    Opte por mangueiras de 1½" mesmo que você utilize redutor de 2½" para 1½", além de mais leve para manusear é bem mais prática.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  38. BOA TARDE MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO UM ABRAÇO ,QUALQUER DUVIDA ENTRAREI EM CONTATO .

    ResponderExcluir
  39. Bombeiro Oswaldo,

    Tenho uma dúvida de certa forma relacionada com seu texto e gostaria de saber se poderia me ajudar.

    Uma tubulação vertical de água de nosso prédio aqui em Brasília tem mais de 50 anos e precisa ser substituída. A opção mais viável, já que o cano antigo passa no meio da laje, é passar um cano de 40mm num shaft onde já passa a tubulação vertical de incêndio, atrás do abrigo do hidrante de parede.

    Há alguma restrição para que isso seja feito? Essa proibição/permissão consta em alguma norma?

    Obrigado desde já!

    Carlos

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Carlos...
    Não há nenhuma restrição, visto que a água da tubulação de incêndio é potável, e o shaft tem esse fim mesmo (acomodar tubulações sem enfraquecer a estrutura predial).
    Mãos à obra.
    Obrigado pela visita, abraço à você e à todos seus Familiares...

    ResponderExcluir
  41. Boa noite!!! Isso que e aprender. Deixa eu fazer uma pergunta essa valvula by-pess e colocada na rede hidraulica? abaixo da caixa dgua? ou na saida da bomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Eduardo...
      Essa valvula é utilizada para reduzir a pressão nas tubulações dos prédios altos, com isso diminui a pressão e o peso da coluna na vazãp relacionado a altura. Na saida da bomba precisa instalar uma válvula de retenção para conter o retorno da água e evitar o cano vazio. Mais:
      http://www.valloy.com.br/PDF/YRP3D01.pdf
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  42. Sei q o post é antigo, mas moro em um condomínio novo e a água do hidrante tem sido utilizada rotineiramente para "N" fins, como obras, abastecimento de reservatórios externos, etc...
    Tem problema utilizarem o hidrante para este fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Arthur...
      A resposta é SIM!!!
      O problema primário é a água, quem paga a conta? Está ou não sendo utilizada em benefício do Condomínio.
      O problema secundário é ainda maior, pois trata-se da manutenção da bomba de incêndio principal e jockey, os registros (quando abertos em demasia, ficam com constantes vazamentos), as mangueiras quando utilizadas precisam de secagem completa, talcadas (talco no interior da mangueira para proteger contra ressecamento e rachaduras), e aduchadas, incluindo o abre e fecha dos hidrantes e demarcações do solo que serão desgastadas. Os equipamentos de combate a incêndios precisam ser respeitados e utilizados somente em casos emergenciais e isso deve rezar nas normas do Condomínio, só assim os responsáveis serão notificados e multados, uma vez que esse está comprometendo a segurança e integridade de todos os Condôminos.
      Aperta o Síndico, pois vai doer no bolso de todos futuramente.
      Abração à Você e a todos seus Familiares...
      Obrigado pela visita...

      Excluir
  43. qual a distancia permitida para se colocar um quadro decorativo em um hall de apartamento próximo ao a um hidrante. Ou é proibida tal colocação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo...
      Respeitando a sinalização acima do hidrante e a demarcação no solo, você pode fixar seu quadro em qualquer local. O que é proibido é obstruir o dito cujo.
      Abração à Você e a seus Familiares.
      Obrigadão pela visita...

      Excluir
  44. O registro globo ficou um pouco fora do esquadro dentro do abrigo existe algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Reinaldo...
      Não há problema algum desde que se possa manusear o equipamento.
      Abração à Você e a sua Família; Obrigado pela visita...

      Excluir
  45. Bom dia Bombeiro Oswaldo, meu nome é Jandira. Poderia me informar qual o local correto para instalar o registro de recalque na calçada? Nosso prédio tem 50 anos e a caixa com o recalque que havia está danificada. Estamos realizando a instalação de uma nova caixa com um novo registro de recalque, porém não encontrei em nenhum lugar a localização correta. Moro em SP não sei se difere dos outros estados já que temos a Lei das Calçadas que divide a calçada em 3 faixas: Junto ao imóvel é a faixa de acesso, depois 1,20 cm de faixa para pedestres e da guia até 0,60 faixa de serviço. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jandira...
      Aconselho não mexer com quem está quieto e lhes acolhendo nesses 50 anos de vida. Utilize o mesmo local para a instalação da nova caixa, pois p ara mudar a localização do abrigo para frente, para trás ou para os lados, você teria que mexer na Planta do Cinquentão, porém acho que estão querendo é fazer essa obra de manutenção render (isso é um perigo). O abrigo é como se fosse uma caixa de inspeção de uma fossa, só que com batente e tampa em ferro resistente (escrito INCÊNDIO), já a tubulação, registro e empatação, não precisam ser trocadas, salvo a borracha de vedação da empatação. Procure manter a originalidade do Cinquentão... Abração e se a dúvida persistir, volte a me acionar e obrigadão pela visita...

      Excluir
  46. Boa Tarde!

    Como é calculado a capacidade do tanque de pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      Vistorie o cilindro que você encontrara informações sobre capacidades.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  47. BOA TARDE


    O senhor poderia me informar aonde encontro o tanque de pressao para linha de recalque

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Anônimo...
    É só entrar no google e digitar:tanque de pressão - incêndio.
    Aparecerá diversas Empresas vendendo.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Bombeiro Oswaldo, descobri seu blogger e estou impressionado pela quantidade de conteúdo, parabéns meu amigo pelo ótimo trabalho, porque sua ajuda é muito importante. Estou procurando na na NBR 13714 mas não estou encontrando. Na parede da minha vaga tem um caixa de hidrante colada com o limitador de vaga, ela é composta de por abrigo, mangueira e esguicho. Se eu paro no limitador de vaga fixo no chão, meu carro acaba obstruindo o "Abrigo". OBS: O limitador de vaga esta exatamente no meio da sinalização de solo e pegando a faixa amarela e vermelha, ou seja, minha roda do carro vai cobrir a metade da sinalização e a frente do carro a outra metade. O prédio é novo e acabou de ser entregue e estou pesando em pedir para trocar de vaga, já pensando em uma possível ocorrência onde meu carro possa atrapalhar o acesso ao hidrante. Meu amigo pode isso pode? Esta caixa não está colocada em local errado pela construtora? Tem algum lugar na norma que fala sobre isso para eu mostrar para o Síndico e a construtora? Qual seria a distância? Vejo isso como um perigoso! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      O Projetista do prédio ignorou a presença do hidrante ao demarcar o piso do estacionamento. Há três saídas pera o problema: 1 - Remarcação das vagas livrando a área do hidrante; 2 - Utilizar essa vaga para estacionamento de bicicletas e motos/ 3 - Pedir para o Síndico a troca da vaga (se ele não ceder, peça um documento de responsabilidade para salvaguardar seu patrimônio, pois em caso de danos você terá garantia de ressarcimento de futuro prejuízo). Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  50. Boa tarde Oswaldo, meu nome é Douglas. Tenho um cliente em São Paulo, um edifício residencial multifamiliar, 13 andares, de 58 anos de construção, não possui o sistema de hidrante. Apenas os extintores são suficientes? Consigo o AVCB mesmo assim?
    Parabéns pelo seu trabalho! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Douglas...
      Veja o histórico do edifício e como foram feitas as negociações de aprovação, pois somente os extintores não são suficiente conforme Normas estabelecidas.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  51. Boa tarde Osvaldo uma dúvida tenho um hidrante no térreo e não possue botoeura da bomba...pergunto no caso de incendio eu somente contexto a mangueira e ligo registro da água?

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Anônimo...
    Você precisará saber se o sistema é automático ou manual:
    Automático - você empata a mangueira, segure o esguicho e abra o registro devagar, pois assim que o sistema detectar a perda de pressão na rede, a bomba jockey recebe a informação e tenta pressurizar a rede e não consegue, essa desliga-se e liga automaticamente a bomba principal que supre a pressão da rede e mantém-se ligada até que alguém vá até a casa de bombas e a desligue manualmente;

    Manual - Você empata a mangueira, segura firmemente o esguicho e liga a bomba acionando o interruptor, aguardando o acionamento da bomba e a água que vai jorrar pressurizada pelo esguicho.
    Taí ambos meios de funcionamento.
    Abração e vê se sai do Anonimato. Obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  53. Amigo, o sistema de pressurização por tanque de pressão substitui a utilização da bomba jockey? É um sistema alternativo?

    ResponderExcluir
  54. OBS: Na foto 46 o bypass parece ter uma falha, pois a água do reservatório vai para as bombas(OK) e o bypass também precisa de válvula de retenção( entrada de água externa) pois como se está trabalhando com bombas centrífugas elas são abertas, caso aja uma perca de pressão da rede externa a água do reservatório( caixa da água) vai descer, passando por dentro da bomba e saindo pelo bypass para a rede externa. Minha opnião é que você também coloque uma válvula de retenção no bypass para não correr o risco de perca de água. Valeu abraços. Sou Mecânico Industrial em Joinville, SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniel...
      Essa válvula está instalada no hidrante do passeio, utilizado para suprir caso necessário, a rede com a água do caminhão pipa dos Bombeiros. Essa válvula, denominada válvula de retenção, permite a entrada da água, não a sua saída.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  55. Boa noite
    achei seu Blog muito interessante.
    Voce teria alguma norma ou recomendação para calibragem dos pressostatos das bombas de sistema de incendio ?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite João Carlos...
    23 anos na área e nunca me atinei sobre essa questão, sempre acompanhei Técnicos em manutenções periódicas, e esse detalhe deixei escapar.
    Mas escrevi no Google: como calibrar o pressostato - pdf
    E apareceu diversos manuais e com diversos modelos, encontre o seu.
    Abração e obrigado pela visita, já avisando que vou trabalhar o assunto e em breve postarei de forma prática para facilitar a compreensão...

    ResponderExcluir
  57. Bom dia.
    A razão deste meu questionamento é porque tenho feito alguns trabalhos na área predial em sistemas de incêndio e tenho reparado varias situações onde os pressostatos das bombas de incêndio e bombas jockey com calibração do pressostato vencida tem casos onde tem 2 anos vencida . Estranhei porque a vistoria do corpo de bombeiros deixa passar tal situação. Procurei também na internet e não achei nada a respeito de legislação que cubra esta necessidade de calibração.
    Muito obrigado pela resposta . Novamente parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João Carlos...
      Vou trabalhar postagem a respeito do assunto.
      Abração à Você e a seus Familiares...

      Excluir
  58. Boa tarde,
    Primeiro, parabéns pelo pelas informações prestadas.
    já li a NBR e lá fala sobre sobre o lance da mangueira do hidrante que pode ser de 30m, mas que preferencialmente sejam duas de 15m. Existe em algum lugar que fala em qual caso usar cada uma?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Admins...
    O que vai falar mais alto nesse caso é a praticidade, pois quando se trabalha com a mangueira de 15, ela é mais leve e versátil, e se precisar, é só empatar (unir) outro lance e partir pra briga. Já o lance de 30 é mais pesado e só atrapalha se não for utilizada toda esticada, pois faz diversas curvas e dobras (essas são prejudiciais, pois ocasionam dobras que cortam o fornecimento da água).
    Opte sempre pelo Lance com 15 metros.
    Abração à Você e aos seus Familiares e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  60. Boa noite
    Existe alguma legislação da pressão que deve ter o sistema de incêndio ? Existe alguma vistoria por parte do corpo de bombeiros nas instalações prediais e shoppings.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João Carlos...
      Há as Norma e instrução NBR-13714 - PDF e IT-22 - PDF, que ditam regras para a instalação e manutenção. Já a vistoria pelo CB é agregada ao AVCB que é realizado anualmente.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  61. Boa noite
    Você teria algum relatório da vistoria realizada pelo corpo de bombeiros para eu verificar. O motivo é que fui solicitado para fazer uma inspeção geral no sistema de incêndio de um predio vizando antecipar a algum problema antes da vistoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João Carlos...
      Se calce no AVCB anterior (solicite com o Síndico) e faça a vistoria nos hidrantes (porta, mangueiras, chave stors, esguicho e tampão), instalados na parede e no passeio e suas sinalizações (nas paredes e no piso), isso vale para os extintores. Verifique as escadas (os corrimãos, portas corta-fogo), e se não se encontram bloqueadas por materiais diversos, verificar o funcionamento da bomba (se o vistoriador tiver tempo, ele vai testar o funcionamento (ligando e desligando a bomba manualmente) Capriche na sinalização emergencial (placas verdes que indica a rota de fuga) e instale a placa do ponto de encontro (usado em caso real ou nos treinamentos de abandono). Veja com o Síndico se há Condôminos treinados para atuar como Brigadistas em casos de emergenciais. Se houver necessidade, teste a rede de hidrante para verificar a pressão e ver se a bomba vai entrar em funcionamento automaticamente (faça o teste num hidrante afastado to térreo, pois ao fechar a válvula, ela pode ficar vazando (gotejando). Verifique na caixa d´água se os registros estão abertos (não adianta a bomba funcionar e não ter água na rede (cuidado). No demais é só caprichar na limpeza e sinalização que tudo vai dar certo. Obs.: Procure se calçar no antigo AVCB aprovado.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  62. saudações, queria tirar uma duvida, no código antigo residencia multifamiliar risco RL, pedia hidrantes simples ou duplos? e poderia ser por gravidade? li o código mas não achei nada apontando diretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde...
      Dei uma olhada em meus arquivos e realmente eles não trabalham o problema, apenas fazem cálculos astronômicos em cima de tubulações variadas e pressões advindas de bombas.
      Vou estudar os cálculos e projetar uma planilha que calcule a queda da pressão andar à andar de baixo para cima. Assim que ficar pronta eu faço a postagem.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  63. Olá, possuo um projeto de apartamento com escritorio comercial, a pressão do hidrante continua a ser 30 mca ou passa a ser 40 mca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ony...
      !5 ou 20 já é o suficiente, pois o combate vai ser interno e não externo. Atente para a utilização do esguicho regulável e não o agulheta.
      Abraços e obrigado pela visita...

      Excluir
  64. Bom dia! Qual a pressão do sistema hidráulico, como sei que está a ideal , como é feito a leitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gabriel...
      Esse pergunta é vaga, pois não sei a dimensão da sua rede, se ela é seca, molhada ou pressurizada, se há bomba jockey ou somente a principal que pressuriza ou pressurizará caso haja necessidade, se esse acionamento é manual ou automático, se é rede sprinklers ou ou rede de hidrante. Refaça sua pergunta, obrigado.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  65. Olá gostaria de saber quando se faz necessário ter um vaso de pressão na minha linha de pressurização.

    ResponderExcluir
  66. Ótima explicação 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  67. Boa noite pessoal, existe alguma lei específica, ou multa, proibindo a colocação de espelhos ou quadros cobrindo o hidrante?
    Estou procurando e não encontro. Obrigada.

    ResponderExcluir