04 outubro 2012

Acondicionamento e manuseio de mangueiras - Aduchamento pela ponta, Seio (em pé) - Movimento para Lançamento de mangueira de 1½ ou 2½ pol. - Modo de segurar a mangueira para transporte - Aduchamento com e pela alças - Condicionamento em ziguezague ( enrolar e desenrolar )


Acondicionamento e manuseio de mangueiras

Alguns cuidados permanentes devem ser adotados com as mangueiras, a fim de se prolongar sua vida útil:

Retirá-las da embalagem e armazená-las em local arejado, longe de umidade, de roedores e protegidas da exposição direta ao sol.

Guardá-las em seções ou depósitos com prateleiras adequadas e acondicionadas em espiral.

Evitar que permaneçam muito tempo guardadas sem manuseio e sem um novo acondicionamento, mesmo nas viaturas, em virtude dos vincos formados pelas dobras as enfraquecerem, tornando-as menos resistentes à pressão da água quando utilizadas.


Durante as operações de combate a incêndio, deve-se evitar:

Arrastá-las, estando ou não pressurizadas, sobre superfícies ásperas ou aquecidas, quinas vivas e outros materiais que podem cortá-las ou causar o seu estrangulamento.

Arrastá-las sobre produtos ácidos, derivados de petróleo e outros que possam enfraquecer as suas fibras.

Que as juntas de união batam no solo ou que caiam objetos sobre elas.

Que veículos passem sobre as mangueiras (utilizar passagem de nível para protegê-las).

Que as mangueiras formem dobras ou quinas, mas somente de modo que fiquem curvas (formando o seio da mangueira) ou retas.

 Figura 67 - Deve-se formar seios nas mangueiras e não quinas vivas.


Após cada operação de combate a incêndio, deve-se:

• Fazer a limpeza da mangueira com água, tendo o cuidado de remover barro, lama, poeira ou outra substância que a tenha atingido.

• Fazer uma inspeção visual detalhada nas mangueiras, com a finalidade de detectar avarias na sua camada externa e em suas juntas. Aquelas reprovadas na inspeção deverão ser retiradas da viatura e levadas ao serviço de manutenção, para passarem por uma nova empatação das juntas de união, ou para limpeza, no caso de terem sido atingidas por graxas, óleos, ácidos ou outros produtos mais difíceis de serem removidos. As que não apresentarem condições de recuperação serão retiradas do serviço, definitivamente descartadas ou ainda aproveitadas nas instruções, como proteções de quinas.

• Escoar toda água da mangueira e colocá-la para secar à sombra, em local arejado e, preferencialmente, pendurada com as juntas de união para baixo.

• Lembrar de substituir as mangueiras que foram para manutenção ou secagem, a fim de que, no atendimento a outra ocorrência, os equipamentos estejam dentro da viatura e em condições de uso.

• Acondicionar as mangueiras, após a secagem, com os cuidados anteriormente descritos.

As mangueiras devem secar sempre à sombra.


As técnicas de acondicionamento e manuseio das mangueiras visam proporcionar a utilização de forma otimizada, objetivando o menor tempo possível para armação e maior segurança e conforto durante o deslocamento até o local específico do combate.

As mais utilizadas são o aduchamento pela ponta, pelo seio, com alça e ziguezague ou sanfonada.


Aduchamento pela ponta

Aduchar é enrolar em espiral. Esse acondicionamento consiste na sobreposição das superfícies da mangueira sobre a junta, formando uma aducha pela ponta e é indicado somente para armazenagem da mangueira.

 Figura 68 - Aduchamento pela ponta


Com a vantagem de produzir uma dobra suave, o que preserva a mangueira.

Entretanto possui como principal desvantagem o fato de dificultar o desenrolamento da mangueira:

• Se for desenrolada por lançamento, a outra junta irá bater no chão.

• Se for desenrolada puxando-se a junta no interior da aducha, a mangueira irá sofrer torção e ficará totalmente enroscada, dificultando o fluxo de água.


Para enrolar:

1. Coloque a mangueira totalmente estendida sobre uma superfície plana.

2. Comece o acondicionamento por uma das extremidades, envolvendo a junta de união com o lance de mangueira, enrolando-a até chegar à outra extremidade.

 Figura 69 - Início do aduchamento da mangueira pela ponta

3. Ajuste, se necessário, pressionando a espiral contra o solo e puxando a extremidade externa para fora.

 Figura 70 - Fim do aduchamento da mangueira pela ponta



Para desenrolar:

1. Deixe a extremidade externa apoiada no solo.

2. Segure a espiral entre as palmas das mãos e avance (de pé ou agachado) no sentido desejado, desenrolando a mangueira com cuidado. Esta técnica é válida para mangueiras de 1½ polegadas (Figura 71a).

 Figura 71 - Formas de desenrolar mangueira aduchada pela ponta

Pode-se desenrolar também empurrando a mangueira na direção desejada, sobre o solo. Essa técnica é válida para mangueira de 1½ polegadas ou de 2½ polegadas (Figura 71b).


Aduchamento pelo seio

Esse tipo de acondicionamento, feito pelo meio da mangueira, é muito eficiente para utilização em combate a incêndios, por permitir a manobra com agilidade e rapidez.

Diferente do aduchamento pela ponta, a mangueira pode ser facilmente desenrolada pelo lançamento da espiral, uma vez que as juntas permanecem na parte externa do rolo.

Ainda assim, é necessário que o bombeiro tenha o cuidado de segurar as juntas da mangueira durante o arremesso.

Figura 72 - Aduchamento pelo seio
(a) (b)

Para enrolar com um bombeiro - Técnica 1:

1. Estenda a mangueira dobrada ao meio, formando dois lances paralelos. Um lance não deve estar sobreposto e sim ao lado do outro. 

 Figura 73 - Posicionamento inicial da mangueira para o aduchamento pelo seio

2. Estabeleça, na parte superior da dobra, uma distância equivalente ao comprimento da perna (entre o pé e o joelho).

 Figura 74 - Estabelecimento da distância para a dobra do aduchamento pelo seio


3. Inicie o enrolamento da mangueira a partir deste ponto, fazendo uma dobra.
 Figura 75 - Início do aduchamento pelo seio

4. Enrole a mangueira em direção às juntas.

 Figura 76 - Processo do aduchamento pelo seio

5. Deite a espiral sobre o solo, ajustando-a com a ajuda das mãos e do joelho.

 Figura 77 - Ajuste da mangueira no término do duchamento pelo seio


6. Puxe as juntas para fora, tensionando a mangueira.

Respeitada a distância correta de início do enrolamento, a distância entre as juntas, ao final, será de 5 (cinco) a 10 (dez) centímetros.

 Figura 78 - Tensionamento da espiral no aduchamento pelo seio


Para enrolar com um bombeiro - Técnica 2:

1. Estenda a mangueira dobrada ao meio, formando dois  lances paralelos. Um lance não deve estar sobreposto e sim ao lado do outro (ver Figura 73).

2. Em pé, comece a enrolar a mangueira em direção às juntas, a partir do seio. Para facilitar o enrolamento, pode-se fazer uma pequena dobra e iniciar sobre ela o procedimento.

 Figura 79 - Início do aduchamento pelo seio com um bombeiro em pé

3. Enquanto uma das mãos faz o movimento de enrolamento da mangueira, a outra sustenta o peso, de forma que a espiral já feita se mantenha ajustada e não possa se desenrolar.

 Figura 80 - Processo de aduchamento pelo seio com um bombeiro em pé

4. Deite a mangueira no chão e, pressionando a espiral com o joelho, puxe as juntas para tensionar a mangueira (ver Figura 78).


Respeitada a distância correta de início do enrolamento, a distância entre as juntas, ao final, será de 5 (cinco) a 10 (dez) centímetros.



Para enrolar com dois bombeiros – Técnica 3:

1. Cada bombeiro segura uma junta de mangueira e, afastando-se um do outro, a estende no solo de forma que fique sem torções.

 Figura 81 - Extensão da mangueira para o início do aduchamento pelo seio com dois bombeiros

2. Enquanto um dos bombeiros permanece segurando uma das juntas, o outro traz a extremidade oposta e a posiciona sobre o outro lance, estabelecendo uma distância de 40 (quarenta) a 50 (cinqüenta) centímetros entre as juntas.

 Figura 82 - Posicionamento das juntas no aduchamento pelo seio com dois bombeiros

3. O bombeiro que recebeu a junta prende com os pés os lances da mangueira, enquanto o outro termina de estendêla, alinhando-os e sobrepondo-os.

 Figura 83 - Posicionamento dos bombeiros no aduchamento pelo seio

4. Após realizar o alinhamento dos lances, o bombeiro posicionado próximo ao seio da mangueira inicia o enrolamento, realizando uma dobra nesse ponto.

 Figura 84 - Início do aduchamento pelo seio da mangueira

5. O bombeiro, que antes prendia as juntas, se desloca para próximo do ponto em que está sendo feito o enrolamento da mangueira e, de pé ou agachado, auxilia o procedimento, alinhando o lance superior sobre o inferior. Com o cuidado de não puxar o lance superior da mangueira durante o enrolamento, a fim de que a atividade não seja prejudicada; o segundo bombeiro continua o enrolamento da espiral em direção às juntas.

 Figura 85 - Processo de aduchamento pelo seio com dois bombeiros

Os bombeiros devem ter o cuidado de manter os lances ajustados durante todo o enrolamento da mangueira.

6. Ao terminar o enrolamento, deita-se a espiral sobre o solo, alinhando-a com a ajuda das mãos e do joelho e puxando as juntas para fora, tensionando a mangueira para facilitar seu transporte (ver Figura 78).


Para desenrolar mangueira de 1 ½ polegada

Essa técnica permite desenrolar uma ou duas mangueiras simultaneamente:

1. Segure a(s) mangueira(s) de modo que as juntas de união estejam voltadas para a direção que se deseja estendê-la(s).

 Figura 86 - Posição para o desenrolamento de mangueira aduchada pelo seio

2. Prenda os lances (próximo às extremidades) com os dedos indicador, médio e polegar. Ao lançar a(s) mangueira(s), as juntas devem permanecer na(s) mão(s) do bombeiro. Se as juntas de união não estiverem bem seguras, cairão sobre o solo, sofrendo avarias.

 Figura 87 - Detalhe da posição dos dedos na mangueira

3. Lance a(s) mangueira(s) na direção onde se deseja estendê-la(s) em um movimento de arremesso, semelhante ao usado no jogo de boliche.

 Figura 88 - Movimento de lançamento da mangueira aduchada pelo seio

No caso de se desenrolar apenas uma mangueira por vez, a mão livre pode ajudar no procedimento, apoiando a espiral antes do arremesso.


Para desenrolar mangueira de 2½ polegadas:

1. Posicione a espiral em pé sobre o solo.

2. Posicione a junta de união externa da espiral para trás, sobre o respectivo lance de mangueira.

 Figura 89 - Posição inicial de desenrolamento da mangueira de 2½ polegadas

3. Prenda este lance de mangueira com o pé e puxe o outro para cima, forçando o movimento para frente em um impulso  rápido, a fim de que seja desenrolada de uma só vez.

 Figura 90 - Movimento de lançamento da mangueira 2½ polegadas


Para transportar com as mãos

Essa técnica permite transportar uma ou duas mangueiras simultaneamente, sendo de 1½ ou de 2½ polegadas, estando aduchadas pelo seio ou pela ponta.

Técnica de transporte com as mãos:

1. Prenda os lances próximo às extremidades, com os dedos indicador, médio e polegar.

 Figura 91 - Modo de segurar a mangueira para o transporte

2. Levante a(s) mangueira(s) com as juntas voltadas para frente.

 Figura 92 - Forma de se levantar duas mangueiras ao mesmo tempo para o transporte


3. Transporte a(s) mangueira(s) próxima(s) ao corpo.

 Figura 93 – Forma de transporte da (s) mangueira(s) com as mãos


Para transportar sob os braços

Essa técnica permite transportar uma ou duas mangueiras simultaneamente e é indicada para diâmetro de 1½ polegadas.

Técnica de transporte sob os braços:

1. Coloque uma mangueira sob cada braço com as juntas de união voltadas para frente.

2. Apóie a espiral com a mão do respectivo braço.

 Figura 94 - Forma de transporte da(s) mangueira(s) sob os braços


Para transportar no ombro

Essa técnica é indicada para mangueiras de 2½ polegadas:

1. Posicione a mangueira sobre o ombro, próximo à cabeça.

2. Com a mão do respectivo ombro, segure a espiral da mangueira.

 Figura 95 - Forma de transporte da mangueira no ombro


Aduchamento com alças

Esse tipo de acondicionamento permite o transporte da mangueira por meio de uma alça sobre o ombro do bombeiro, semelhante a uma bolsa, deixando suas mãos livres enquanto se desloca.

 Figura 96 - Aduchamento de mangueira com alças

É indicada para situações nas qual o deslocamento do  bombeiro requer mais cuidado e o transporte da mangueira pelas técnicas anteriores não for seguro. Exemplos: transposição de obstáculos, subida de escadas, etc.


Para enrolar:

1. Coloque as juntas de união no solo, uma ao lado da outra, de forma que a mangueira fique sem torções e formando linhas paralelas.

2. Do outro lado, no seio da mangueira, faça uma alça em forma de X, transpondo uma parte sobre a outra a 1,5 metros da dobra original (Figura 97a).

3. Coloque o ponto médio da alça à frente do local onde as partes se cruzam (Figura 97b e Figura 97c).

4. Inicie o aduchamento sobre a alça na direção das juntas de união, fazendo dois rolos lado a lado. O procedimento permitirá a confecção de uma alça de cada lado da espiral (Figura 97d e Figura 97e).

5. Ao terminar o aduchamento, coloque as juntas próximas aos rolos e puxe uma das alças, de maneira que uma fique menor que a outra (Figura 97f).

6. Passe a alça maior pela menor, por cima das juntas, a fim de que permaneçam juntas (Figura 97g).

7. Ajuste a alça (Figura 97h).

8. Passe a alça pelo braço, posicionando-a como uma bolsa  (Figura 97i).

Figura 97 - Aduchamento pela alça 


Para desenrolar:

1. Libere as alças que estavam prendendo a mangueira (Figura 98a).
(a) (b) (c)
2. Posicione as juntas para baixo e para trás, sobre os respectivos lances da mangueira (Figura 98a).

3. Empurre as espirais para frente, desenrolando a mangueira (Figura 98a).

Figura 98 - Desenrolar mangueira aduchada pelas alças



Ziguezague ou sanfonada

O transporte é feito com a mangueira disposta em ziguezague sobre o ombro do bombeiro, próxima ao corpo, segura pelo braço e com a junta mais externa voltada para frente.  

 Figura 99 - Condicionamento em ziguezague


Esse tipo de acondicionamento pode ser utilizado para:

• Facilitar o transporte para locais mais distantes ou de difícil acesso.
a) (b) (c)
• Situações que necessitam de um rápido recolhimento de mangueira.

Inclui também as chamadas linhas prontas – as mangueiras permanecem dispostas sobre a viatura, já conectadas entre si, facilitando sua utilização no combate a incêndio.


Para enrolar:

1. Estenda totalmente a mangueira no solo de maneira que fique sem torções.

2. Posicione uma extremidade próxima da outra, lado a lado, formando um L com a parte maior (Figura 100a).

3. Segure a dobra da mangueira com uma das mãos e, com a outra estendida à frente, puxe a mangueira para perto da junta, formando um seio (Figura 100a e Figura 100c).

4. A mão que antes havia puxado a mangueira permanece agora segurando o seio formado, enquanto a outra mão vai à frente realizando o mesmo procedimento, trazendo a mangueira mais próxima e formando um seio do outro lado (Figura 100d).

5. Continue estes movimentos sucessivamente.

6. Ao final, posicione a junta com cuidado para perto da formação (Figura 100e).

7. Coloque a mangueira dobrada sobre o ombro, com a junta externa voltada para frente.


Este processo facilitará o desenrolamento da mangueira no local do combate (Figura 100f).

Nessa técnica, arrasta-se o seio da mangueira no solo e não as juntas.

 Figura 100 - Enrolando mangueira em ziguezague


Para desenrolar:

O companheiro puxa a junta de união mais externa, com a mangueira ainda posicionada sobre o ombro do outro bombeiro.

Figura 101 - Desenrolando mangueira em ziguezague

 (a) (b) (c)


17 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite Brito...
      Esse é o intuito do Blogger, fico feliz por ter ajudado.
      Obrigado pela visita, abração à você e seus Familiares...

      Excluir
  2. bom dia. gostaria de saber se hoje este jeito em ziguezague é de fato correto para o manuseio da mangueira?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Fenix...
    A melhor maneira de aduchar uma mangueira é enrola-la dobrada. É fácil lançá-la e ela não fica torcida, pois ao abrir o hidrante, a força da coluna ou da bomba vai querer desenrolar a mangueira na medida em que a água vai ocupando espaço em seu interior e isso ocasionará torção no pulso, antebraço e braço, podendo até lançar seu corpo ao chão com violência devido ao chicote que a mangueira vai dar.
    Vejo tudo como o cardaço do sapato, há apenas duas amarrações perfeitas, as demais são só enfeite.
    Obrigado pela visita, abração á você e aos seus Familiares...

    ResponderExcluir
  4. Ola Osvaldo. Você tem o nosso respeito. Um grande abraço Deus lhe abençoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ND...
      Amém... E obrigado pelo elogio, pois esse é o intuito do Blogguer.
      Abração à Todos os Funcionários da Empresa e obrigado pela visita...

      Excluir
  5. As orientações a respeito estão bem didáticas. Mostra responsabilidade é profissionalismo. Parabéns!
    Gerson Viana da Silva
    Engenheiro de segurança do trabalho e segurança contra incêndio.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Gerson...
    Obrigadão pelo elogio e reconhecimento e pela visita.
    Abração à Você e à todos seus Familiares...

    ResponderExcluir
  7. Qual o tipo de lançmentos de mangueira

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    Você tem esse material em outro formato de aquivo tipo PDF.

    Se tiver pode me enviar por favor no email beneilton@hotmail.com

    Obrigado!

    Bombeiro civil
    Beneilton lima

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Bravo Lima...
    Todas as Postagens que há no Blogger está configurado em Word, que pode ser copiado e imprimido à qualquer hora e ser transformado em apostila.
    Não trabalho com PDF devido o arquivo esconder conteúdo, esse baseado somente no título, por isso trabalho os arquivos que encontro em PDF e os configuro para o Word (o texto), já as figuras (dou print) e as copio no Paint, e a postagem está concluída.
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  10. qual o nome técnico que se se da para a manobra de enrolamento das mangueiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ô das Trevas...
      "Aduchamento".
      Quando uma mangueira é utilizada, é preciso colocá-la para secar, talcar, aduchar, colocar passar vaselina nas borrachas das empatações e acondicioná-las no Abrigo do Hidrante.
      Abração, e vê se deixa esse Anonimato e vem pra Luz...

      Excluir
  11. Boa tarde! Muito interessante os acondicionamento das manguiras. E bem detalhados.obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo suporte
    Foi de grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom bombeiro Oswaldo. Parabéns, me ajudou muito no trabalho. Você é o orgulho da profissão!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite.
    Qual a forma mais indicada de arruma as mangueira de hidrante dentro do abrigo e por que?

    ResponderExcluir