...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 setembro 2012

Módulo 1 - Manual básico de combate a incêndio - Comportamento do fogo - Introdução - Conceituação básica


Introdução
Esta primeira parte do manual, denominada Módulo 1, se destina a apresentar o comportamento do incêndio, mediante a compreensão do seu principal elemento, o fogo, com seus componentes, e o processo desencadeante da combustão.

Primeiramente, são evidenciados os conceitos de fogo e incêndio, no intuito de que os bombeiros os diferenciem na missão-fim.

No estudo da combustão, são abordados os conceitos de matéria, pirólise e energia de ativação, que têm fundamental importância para que a reação venha a ocorrer, influenciando diretamente os incêndios. Conforme a quantidade de energia liberada, a combustão será classificada como viva (que é o caso das chamas propriamente ditas) ou lenta (que é o caso das incandescências ou brasas). A combustão será classificada como completa ou incompleta quanto à combinação dos seus elementos químicos. Será apresentada, também, a combustão espontânea, de ocorrência rara, porém muito importante.

O estudo da vela, experiência sugerida pelo cientista Faraday no século dezenove, é apresentado como meio facilitador para se compreender o estudo do fogo, no qual as chamas são classificadas como difusas ou pré-misturadas e uma forma de calcular a altura e a intensidade das chamas conforme o material combustível em queima.

No mesmo estudo, a fumaça é caracterizada segundo sua cor – branca ou escura – conforme os efeitos que produz em um incêndio.



Mais adiante são explicitados os tipos de explosão ligados à ocorrência de incêndios, incluindo-se a explosão de gases presentes na fumaça (fenômeno conhecido como backdraft) e o B.L.E.V.E. (Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion), que é uma explosão de recipiente decorrente da expansão do vapor causada pela ebulição do líquido armazenado internamente, como o caso de caminhão tanque. Nesse assunto, é enfatizado que pode haver explosões tanto pela mistura ar/gás quanto pela mistura ar/poeira, exigindo-se dos bombeiros cuidados essenciais na abordagem de silos e similares.

Para compreensão da propagação dos incêndios, são abordados os conceitos de energia, calor e temperatura, bem como das formas de transferência de calor, condução, convecção e radiação térmica.

A dinâmica do incêndio mostra como os incêndios se comportam conforme suas fases – inicial, crescente, totalmente desenvolvida e final – e a influência de elementos como a carga de incêndio, a fumaça e os aspectos construtivos da edificação nesse processo, com o objetivo de que os bombeiros saibam reconhecer e utilizar essas informações a favor das ações de prevenção e combate aos incêndios.

Por fim, são apresentados os comportamentos extremos do
fogo, também conhecidos como incêndios de propagação rápida, distribuídos em três grandes fenômenos:

flashover, que é a generalização do incêndio;

backdraft, que é a explosão da fumaça;

ignição da fumaça, que ocorre quando a fumaça encontra
uma fonte de calor suficiente para deflagrá-la.

A abordagem desses assuntos visa ao aprendizado por parte dos bombeiros dos conceitos, características e riscos que decorrem desses fenômenos, a fim de que não venham a ser surpreendidos com a ocorrência de um comportamento extremo capaz de ferir e até matar quem estiver envolvido nas ações de salvamento e de combate aos incêndios estruturais.

A informação é uma das maiores aliadas do bombeiro no momento de atuar num sinistro, por isso, desde a década de 80, alguns corpos de bombeiros europeus vêm desenvolvendo estudos para minimizar os riscos e os danos causados por esses fenômenos conhecidos como incêndios de propagação rápida. Tal preocupação decorre de diversas lesões e perdas humanas, de bombeiros em combate ou de civis, causadas por este tipo de incêndio. Segundo relatos, muitos danos aconteceram como conseqüência da abordagem incorreta por parte dos combatentes que, por desconhecimento, negligenciaram a própria segurança, não utilizando as técnicas adequadas a cada tipo de fenômeno.

Em conseqüência, foram surpreendidos por situações que fugiram ao controle, sofrendo, por vezes, danos irreversíveis.

Com este manual básico, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal tem por objetivo ensinar aos bombeiros como lidar com os comportamentos extremos do fogo de forma eficiente na preservação do patrimônio e, principalmente da vida e da integridade das guarnições e das vítimas na ocorrência de um incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário