29 setembro 2012

Fogo / Incêndio - Conceituação básica


Conceituação básica

Para se compreender como um incêndio se processa, é necessário entender, em primeiro lugar, como o fogo ocorre, uma vez que todo incêndio está relacionado à presença de fogo.

Muitas vezes, na linguagem típica de bombeiros, há referências a incêndio, sinistro, fogo, combustão, queima e chamas de uma forma generalizada, como se todos esses elementos tivessem uma conceituação parecida ou igual. É verdade que todos eles fazem parte da rotina da missão dos corpos de bombeiros e alguns deles são até sinônimos, mas não são a mesma coisa e isso precisa estar claro.

Primeiramente, há que se lembrar que incêndio e fogo são
conceitos bem distintos.

O fogo é utilizado pelo ser humano há milhares de anos que, ao longo do tempo, o incorporou à sua vida como algo necessário para o dia-a-dia, em ações como aquecimento de alimentos e do ambiente, industrialização de equipamentos, objetos e metais e outras utilizações não menos importantes, não sendo possível à humanidade disponibilizar todas as facilidades atualmente existentes se o fogo deixasse de existir.

Figura 1 – Fogo


incêndio é o fogo que foge ao controle do homem, queimando tudo aquilo que a ele não é destinado queimar; capaz de produzir danos ao patrimônio e à vida por ação das chamas, do calor e da fumaça.

Figura 2 - Incêndio em uma capotaria em Taguatinga-DF, em 2005.


Com a necessidade de estabelecer e aprimorar, ao longo dos anos, mecanismos de pronta resposta para evitar, minimizar e extinguir os incêndios, surgiram os corpos de bombeiros, organizações cuja missão primeira é combater os incêndios, também conhecidos como sinistros, de forma eficiente, diminuindo ou impedindo os danos por eles causados. Por isso mesmo os bombeiros precisam conhecer bem como se processa o fogo, para aprimorarem cada vez mais os recursos de combate aos incêndios (equipamentos, técnicas e táticas) de forma que sejam utilizados de maneira otimizada, visando sempre à preservação da vida e do patrimônio.

Os incêndios sempre causam prejuízos, sendo função dos bombeiros prevenir, erradicar ou diminuir seus danos, realizando suas ações de forma eficiente.

O incêndio retratado causou a perda total do estabelecimento e de dois veículos estacionados em seu interior e quase a perda de uma vida humana.

Todo incêndio considerado estrutural neste manual refere-se ao sinistro ocorrido em edificação, tais como prédios, casas, comércios, hospitais, galpões, independente do material construtivo que a compõe.

Apesar de focar esse tipo de incêndio, os estudos abordados neste módulo possuem conceitos comuns aos incêndios em vegetação e em veículos, os quais facilitarão o aprendizado quando forem abordados esses tipos de ocorrência.

A combustão (fogo) é uma reação química que se processa entre uma substância combustível (como um pedaço de madeira, papel, tecido, borracha, etc.), ao sofrer um aquecimento, e o ar, produzindo luz  e calor em uma forma de reação sustentável.

É importante frisar que fogo e combustão são sinônimos.

Enquanto aquele é mais conhecido usualmente, este é bastante utilizado nos estudos científicos e ambos significam queima. Portanto, toda e qualquer abordagem, neste manual, sobre fogo, combustão ou queima refere-se ao mesmo processo.

Para compreender bem todo o processo da combustão, são imprescindíveis estudos específicos, ensaios laboratoriais, treinamentos e simulações (ver Figura 3), a fim de reproduzir as condições dos incêndios e a aplicação prática dos estudos. Essas atividades visam capacitar os bombeiros nas mais eficientes formas de combate a incêndios, em busca de um aprimoramento técnico-científico constante.
 Figura 3 - Simulação de combate a incêndio realizado no CTO/CBMDF, em 2005.

A luz que é produzida pela combustão é conhecida como chama, que consiste na parte visível do fogo.

Os conceitos de combustão e chama merecem especial atenção e serão abordados de maneira aprofundada a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário