...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 agosto 2012

X - Insuficiência Renal Aguda (IRA), Secundária a acidentes por animais peçonhentos - Oligúria - Anúria


X - Insuficiência Renal Aguda (IRA)

Secundária a acidentes por animais peçonhentos

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação grave dos envenenamentos produzidos por ofídios (gêneros Bothrops e Crotalus), abelhas (múltiplas picadas), aranhas (gênero Loxosceles) e lagartas urticantes (gênero Lonomia).

A lesão anatomopatológica mais comumente descrita é a Necrose Tubular Aguda (NTA). Nos acidentes ofídicos são também relatados nefrite intersticial e necrose cortical renal, esta última observada apenas nos acidentes botrópicos.

A patogênese da IRA não está ainda completamente elucidada. As lesões renais podem ser produzidas pela atuação isolada ou combinada de diferentes mecanismos isquêmicos e/ou nefrotóxicos, desencadeados pelas atividades biológicas dos venenos no organismo. (tabela 8)



Em todas as situações acima, pode haver ação direta do veneno sobre o rim.

O diagnóstico da insuficiência renal aguda do tipo NTA deve ser suspeitado naquele paciente que, apesar de adequadamente hidratado, normotenso e sem obstrução de vias urinárias, apresente:


Oligúria:

- no adulto: volume urinário inferior a 400 ml/dia;
- na criança: volume urinário inferior 0,5 ml/kg/hora).


Anúria:
- adultos: volume urinário inferior a 100 ml/dia;
- crianças: volume urinário inferior a 0,1 ml/kg/hora).

Excepcionalmente, a IRA pode se manifestar sem a ocorrência de oligúria ou anúria.

A confirmação é feita pela elevação dos níveis séricos de uréia (maior que 40mg/dl), de creatinina (maior que 1,5 mg/dl) e do ácido úrico. Outros índices que podem auxiliar o diagnóstico da IRA são a diminuição da densidade, o aumento do sódio urinário (maior que 40 mEq/l) e o índice creatinina urinária/creatinina plasmática inferior a 20.

A prevenção da IRA deve ser tentada em todo paciente acidentado por animal peçonhento. É realizada pela administração precoce do antiveneno específico, tratamento da hipotensão arterial, do choque e manutenção de um estado de hidratação adequada. 

Considera-se que este último objetivo é alcançado quando o fluxo urinário é de 1 ml a 2 ml/kg/hora nas crianças e 30 a 40 ml/h nos adultos. Os pacientes que, apesar da administração de líquidos em quantidade satisfatória, permaneçam em oligúria ou anúria, devem ser medicados com furosemida por via venosa (1 mg/kg/dose na criança; 40 mg/dose no adulto).

A diurese osmótica pode ser tentada com a administração venosa de solução de manitol a 20% (5 ml/kg de peso na criança e 100 ml no adulto).

Feito o diagnóstico de IRA secundária a acidentes por animais peçonhentos, o paciente deve ser encaminhado para tratamento especializado.

O tratamento não difere daquele realizado na IRA de outras etiologias. Os envenenamentos que levam a mionecrose com possível NTA de tipo hipercatabólico deverão ser encaminhados para tratamento dialítico o mais precocemente possível.

O prognóstico da IRA geralmente é bom, com recuperação funcional em prazo de aproximadamente quatro semanas.

Fonte: FUNASA.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário