...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

16 julho 2012

CABOS DE AÇO - AF (alma de fibra natural) - AFA (alma de fibra artificial) - AA (alma de aço formada por uma perna) - AACI (alma de aço de cabo independente) - corrosão acentuada - distorção no cabo - polia desgastada - vida útil do Cabo de Tração



CABOS DE AÇO


Os cabos de aço apresentam diversas construções. A construção do cabo é determinada pelo número de pernas que o compõem e pelo número de fios de cada perna. O cabo 6 X 19, por exemplo, é composto por 6 pernas de 19 fios cada.


Já a alma do cabo pode ser identificada pelas seguintes siglas:

AF (alma de fibra natural);
AFA (alma de fibra artificial);
AA (alma de aço formada por uma perna);
AACI (alma de aço de cabo independente).




Para a utilização em elevadores utilizamos cabos de aço AF (alma de cânhamo) composição tipo Seale (disposição dos fios em cada perna), torção regular a direita, fixa através de tirantes em cunha e clips instalados como mostra a figura, polido e preformado, 8 X 19 de diversas bitolas, dependendo do tipo de elevador, capacidade e utilização (1/8, 1/4, 1/2, 3/4, 3/8, 5/8, 5/16, etc). 

Observe a seguir como vistoriar o cabo de aço de seu elevador:

Substitua o cabo quando

Arames rompidos visíveis no trecho mais prejudicado atingirem os seguintes limites:
·      6 fios rompidos em um passo;
·      3 fios rompidos em uma única perna.


Aparecer corrosão acentuada

Os arames externos se desgastarem mais do que 1/3 de seu diâmetro original.

O diâmetro do cabo diminuir mais do que 5% em relação ao seu diâmetro nominal Aparecerem sinais de danos por alta temperatura no cabo.

Aparecer qualquer distorção no cabo (dobras, amassamentos ou "gaiola de passarinho").

Um outro item de suma importância é a verificação da polia de tração da máquina do elevador, pois é nela que os cabos estão assentados, permitindo que ocorra o atrito eficaz para a tração uniforme.

Uma polia desgastada apresentando canais com sulcos maiores que o permitido para a bitola específica do cabo de aço utilizado, gera deslizamentos deste cabo, acarretando desgaste maiores do cabo e "trancos" nas paradas do elevador.

A seção transversal do canal da polia deve permitir um perfeito assentamento do cabo. O canal das polias não deve apresentar desgaste ou defeitos superficiais. 



A Conservação atuando na vida útil do Cabo de Tração

O técnico conservador deve periodicamente observar os canais da polia de tração, limpar e lubrificar o cabo de aço com lubrificantes específicos, especialmente desenvolvidos para isso, aferir o comprimento e efetuar os devidos ajustes, evitando que o contrapeso choque-se com as molas, inspecionar os tirantes e molas e indicar ao responsável que não ultrapasse o número de passageiros ou peso total permitido, estabelecido para aquele equipamento.


Bombeiroswaldo...


Um comentário:

  1. This really is this kind of famous fickle. After i benefit experiencing internet sites of which continue being this bikers associated with giving the latest assets puritanical concerning alienate. Say while using organize. Here's the decline associated with actual that ought to end up being shown moreover rarely this domineering untruths that may be to the unique web-sites. DESENTUPIDORA NO BROOKLIN

    ResponderExcluir