...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

20 julho 2012

A importância do Extintor veicular – O carro pega fogo – Dicas de Prevenção – Como prevenir incêndios em veículos – Combustível - Comburente (Oxigênio) – Calor - Reação Química - O que é extintor de incêndio ABC – Quais as vantagens? – Este novo pó químico é prejudicial à saúde ou a natureza? – Por que essa evolução foi necessária? – Como verificar se o extintor está em boas condições?


A importância do Extintor veicular




1. PORQUE EXTINTOR É OBRIGATÓRIO EM VEÍCULOS?

Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas. Por este motivo, ele é um item obrigatório desde 1968. O Contran aprovou a Resolução nº 157 em 22 de abril de 2004, sobre o uso do extintor de incêndio automotivo com pó “ABC”.


2. MAS CARRO PEGA FOGO MESMO?

Sim. Segundo o Corpo de Bombeiros, 7 carros pegam fogo por dia. E isso são apenas as ocorrências registradas. Nenhum veículo está imune porque a causa do incêndio não costuma estar ligada à idade ou ao modelo do veículo.


3. POR QUE ENFRENTAR UMA SITUAÇÃO DE RISCO EM VEZ DE CHAMAR UM BOMBEIRO PROFISSIONAL?

Os princípios de incêndio e os incêndios de mínimas proporções podem ser facilmente controlados. Um extintor de incêndio é capaz de extinguir o fogo e salvar vidas. É um equipamento de fácil manuseio e pode ser usado por qualquer pessoa. Basta ler as instruções de uso no rótulo.



DICAS DE PREVENÇÃO


4. COMO PREVENIR INCÊNDIOS EM VEÍCULOS?

Faça revisões periódicas em eu veículo e tenha o extintor em ordem. Verifique a validade, a garantia e a capacidade da carga no próprio extintor.


Para que exista fogo são necessários três elementos:

1. Combustível:
Todo corpo capaz de alimentar o fogo. Ex: Líquidos Inflamáveis, Borracha, Tecidos, Madeira, etc...
                                               
2. Comburente (Oxigênio):
Elemento químico da atmosfera que alimenta o processo de combustão. Ex: oxigênio.
                                               
3. Calor:
Condição favorável causadora da combustão.

4. Reação Química
Devido a união dos três elementos (combustível, comburente (oxigênio) e calor), há a reação química ocasionando a criação do fogo, em pequena, média ou grande proporção, tudo depende da quantidade dos elementos em questão, quanto maior a quantia, maior a proporção do fogo.



                                                                                    
Para que o incêndio não se propague, é fundamental eliminar um desses elementos.


O QUE É EXTINTOR DE INCÊNDIO ABC ?

Um incêndio se caracteriza pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem 3 classes de incêndio mais comuns, identificadas pelas letras “A”, “B” e “C”.

O novo tipo de extintor, com pó ABC apaga os três tipos de incêndio.  Com ele, você não precisa identificar a classe do fogo antes de utilizar o equipamento.


QUAIS AS VANTAGENS?

a) Segurança ao operador. O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio em carros com mais eficiência. Ele é capaz de apagar chamas de até 2 metros (1-A) em sólidos, e 4 metros (5-B) em líquidos inflamáveis.



b) Validade de 5 anos.

c) Garantia de qualidade por parte dos fabricantes

d) Comodidade para o usuário, que passa um grande período sem preocupações.


ESTE NOVO PÓ QUÍMICO É PREJUDICIAL À SAÚDE OU À NATUREZA?

O pó ABC, largamente utilizado na Europa e nos EUA, não é nocivo à saúde. Seu principal componente, o fosfato monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola. Após a utilização de um extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e as áreas atingidas.


POR QUE ESSA EVOLUÇÃO FOI NECESSÁRIA?

Porque 90% dos incêndios que se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A) onde estão os passageiros do veículo.

 

IMPORTÂNCIA DO EXTINTOR


1)  Por que o extintor é obrigatório em veículos ?

Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas.  Por este motivo, ele é um item obrigatório desde 1968.

2)  Mas carro pega fogo mesmo?

Sim.  Segundo o Corpo de Bombeiros, 7 carros pegam fogo por dia.  E isso são apenas as ocorrências registradas.  Nenhum veículo está imune porque a causa do incêndio não costuma estar ligada à idade ou ao modelo do veículo.

3)  Estatísticas de Incêndios no Estado de São Paulo :

Automóveis = 76 %
Outros = 24%

4)  Como descartar este novo extintor que não é recondicionado?

Os pontos-de-venda vão receber e encaminhar os extintores para a correta destinação, conforme a legislação ambiental vigente em cada localidade.


E no caso específico de veículos ?
                                              
Observações importantes:




1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador.  Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio.

2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô.  Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.


Tome imediatamente as seguintes providências:
                                                                                        
a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros;

b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor;

c) retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula;

d) Mantenha o extintor na posição vertical (conforme verificado no item anterior);

e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.                                                                                          


f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e   elimine-o por completo.




COMO VERIFICAR SE O EXTINTOR ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES ?



Bombeiroswaldo...