...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 junho 2012

Efeitos nocivos do incêndio - Queimaduras - Profundidade - Extensão - Localização


Queimaduras
Entende-se por queimadura a ação direta ou indireta do calor sobre a pele do organismo humano.
As queimaduras configuram importante causa de mortalidade, pois tornam o organismo mais vulnerável a infecções que podem ocasionar maiores danos, como febre, complicações neurológicas e oftalmológicas.

As queimaduras podem ocorrer:
 pela ação direta das chamas;
 pelo contato com fumaça e gases quentes – decorrentes das características (móvel e quente) da fumaça e dos gases provenientes do ambiente incendiado;
 pelo contato com líquidos ou vapores quentes;
 pelo contato com superfícies aquecidas;
 em decorrência de choques elétricos – quando a corrente elétrica é transformada em calor pelo efeito Joule (esse tipo ocorre com menos freqüência).

Além disso, as queimaduras resultam em um considerável aumento da parcela da população com deficiência física, devido às seqüelas. Dentre as mais graves, estão a incapacidade funcional (especialmente quando atinge as mãos), as deformidades estéticas (sobretudo da face), além dos danos de ordem psicossocial.

A principal causa de queimaduras em bombeiros ainda é o uso do EPI incompleto ou mal colocado, deixando partes da pele expostas, ou ainda EPI inadequado para combate a incêndio, como o caso das luvas de raspa de couro.

As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são:
 não eliminação de toxinas - não há produção de suor;
 formação de substâncias tóxicas;
 dor intensa que pode levar ao choque;
 perda de líquidos corporais; e
 destruição de tecidos e infecção, comprometendo assim a integridade funcional da pele.

 Figura acima – Perda de membro por queimadura causada por EPI inadequado
























As queimaduras por ação das chamas costumam ser mais profundas e, usualmente, acompanhadas de danos causados pela inalação de fumaça.
A ferida da queimadura é inicialmente estéril, porém o tecido queimado rapidamente é colonizado por bactérias, logo existe a necessidade de que os bombeiros mantenham as suas vacinas em dia, principalmente, a antitetânica.
A partir daí, o organismo reage ocasionando uma cicatrização com uma pele enrijecida, e conseqüentemente, com um dano à circulação.
Em queimaduras superiores a 40% da extensão corpórea, a imunidade cai, levando a uma infecção generalizada, podendo provocar a morte.
Acima de 70%, as chances de sobrevivência da vítima são mínimas.

Outros fatores complicadores para a saúde do queimado são:
 idade - quanto mais velho, mais dificuldade de resposta e adaptação do organismo a alguma complicação, ou seja, menos condições de responder ao tratamento;
 existência de doenças prévias;
 simultaneidade de condições agravantes;
 inalação de fumaça.

A magnitude do comprometimento das funções da pele em  conseqüência de uma queimadura depende do agente causador, da  extensão e profundidade (ou grau) da lesão, da localização da  queimadura no corpo do indivíduo e do tempo decorrido após a lesão.


Profundidade
A profundidade da queimadura depende da intensidade do agente térmico – se é gerador ou transmissor de calor – e do tempo de contato com a pele. A profundidade é um fator determinante do resultado estético e funcional da queimadura e pode ser avaliada em graus.







Extensão
Nas primeiras horas após a lesão, os maiores riscos para a vítima de queimadura dependerão, fundamentalmente, da extensão, ou seja, da área do corpo afetada. Quanto maior a região afetada, maior a  repercussão sistêmica, devido à perda da pele.

Queimaduras maiores e menores Para avaliação da extensão, as queimaduras são classificadas em maiores e menores, ou pode-se calcular a porcentagem atingida da área
de superfície corporal total, pela regra dos nove.

Queimaduras menores são as superficiais ou pouco profundas, ou seja, de primeiro e segundo grau, envolvendo pequenas partes do corpo, sem danos respiratórios, de face, mãos, pés, virilha, coxas, nádegas ou articulações.

Queimaduras maiores são:
 de terceiro grau;
 de segundo grau envolvendo uma área total ou crítica do corpo;
 de primeiro grau que cubram uma área extensa;
 qualquer queimadura que envolva face ou sistema respiratório.


Regra dos nove
A regra dos nove atribui a cada área do corpo uma porcentagem aproximada, sobre a área total da pele. Dessa forma, é possível calcular a porcentagem do corpo atingida pela queimadura e, a partir disso, direcionar o tratamento do paciente.










Localização
Em razão dos riscos estéticos e funcionais, são mais desfavoráveis as queimaduras que comprometem face, pescoço e mãos.

Além disso, as localizadas em face e pescoço costumam estar,  ais freqüentemente, associadas à inalação de fumaça. As queimaduras próximas aos orifícios naturais, como boca e ouvido, apresentam maior risco de contaminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário