08 abril 2012

CHOQUE ANAFILÁTICO


O choque anafilático é uma das conseqüências da reação anafilática, que é a mais grave das reações alérgicas e envolve vários órgãos.

O que ocorre basicamente é a queda da pressão arterial. O sistema cardiovascular mantém pressão arterial para que possa chegar sangue aos órgãos vitais do nosso corpo. Logo, sem a pressão arterial, ou quando está muito baixa, o sangue não chega aos órgãos e estes sofrem ou até mesmo morrem.

Qualquer substância pode causar o choque anafilático, os principais são: medicamentos de qualquer natureza, derivados de sangue, alimentos e vitaminas (principalmente alimentos com muita proteína, como leite, ovos, peixes), veneno de cobras, aranhas e escorpiões, picadas de insetos como abelha, maribondos, formigas e insulina.

O choque anafilático ocorre no máximo duas horas depois da aplicação da substância estranha no organismo (antígeno), é uma reação alérgica imediata.

No inicio os sintomas são: crises de ansiedade, calos e formigamentos na pele, urticária, crise de falta de ar etc.

Quando já se instalou a CA os sintomas são bem graves:

Bastante suor;
Taquicardia;
Enfraquecimento e desmaio;
Pode ter convulsões e entrar em coma;
Pode ter arritmia cardíaca e até infarto do miocárdio.

Quando o choque anafilático já está instalado pode ser considerado muito grave e necessita de cuidados intensivos e imediatos, se não for tratado rapidamente pode levar à morte cerebral.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário