...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 março 2012

Mosquetões e utilizações com cordas e fitas

Mosquetões e fitas expressas


1) Para facilitar a segurança e o deslizamento da corda nas ancoragens intermediárias, usam-se mosquetões unidos por fitas longas formando as “fitas expressas”. Os mosquetões destinados à passagem da corda podem ter gatilho curvo, o que facilita a passagem da corda, porém nunca os coloque em ancoragens principais.

2) A corda sempre deverá passar de dentro para fora (junto da parede para fora dela).

No caso de passar a corda de fora para dentro, existem dois perigos:
- o movimento da corda, em um transcurso curto ou longo, pode fazer a fita girar e ocorrer a saída do mosquetão ou este da chapa;
- um desvio da corda, em uma queda, poderá golpear o gatilho e provocar a saída dela.

Veja as figuras abaixo:

A corda pode golpear o gatilho e soltar o mosquetão


3 – Nas travessias em diagonal, o gatilho do mosquetão deverá ficar do lado oposto à direção a seguir pelo escalador, se não for assim, existe igual risco de a corda se chocar contra o gatilho do  mosquetão.


O gatilho do mosquetão deve ficar do lado oposto ao sentido que se quer ir


4 – A máxima resistência de um mosquetão se obtém quando sua trava (gatilho) está completamente cerrada. Na detenção de uma queda, o gatilho poderá se abrir total ou parcialmente, justamente no momento máximo da carga por diversos fatores:
- choque violento do mosquetão contra uma rocha;
- que a própria rocha empurre a trava;
- que a corda, ao deslizar-se rapidamente, provoque vibrações e o abra.


Evitar que a corda provoque vibrações e abra o mosquetão


São situações difíceis de prever, porém a utilização de fitas longas adequadas e com mosquetões de grande resistência nos oferecem uma melhor segurança. Diante de dúvidas, utilizar  mosquetões com travas de segurança e duplicar os mosquetões que  passa a corda ou trabalhar com fitas paralelas, principalmente nas seguranças críticas.

Atenção na segurança com uso de mais de um mosquetão

Bombeiroswaldo... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário