...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 março 2012

Fitas e cordeletes - Nós e costuras

As fitas e cordeletes auxiliares que empregamos durante a escalada sempre terão de ter resistência similar aos mosquetões, já que ocupam o mesmo lugar dentro da cadeia de segurança. Essa resistência jamais poderá sem inferior a 22 KN e deverá estar indicada pelo seu fabricante, principalmente a costura.

As fitas vendidas por metro a sua resistência nominal é interpretada por linhas paralelas (testes por alças) ao longo de todo processo da fita costurada, tendo como base uma linha equivalente a 500 Kp.

Existe, no mercado, uma grande variedade de fitas costuradas preparadas para serem utilizadas como alças, ou fitas expressas que são empregadas em escaladas de escola com vias bem equipadas (quando os pontos estão bem alinhados). Poderão ser feitas com fitas curtas (de 12 cm aproximadamente) e, eventualmente, uma outra mais longa se tiver um ponto de segurança como desvio na linha vertical.

Em paredes e vias sinuosas, são recomendáveis alças de 30 cm a 60 cm, esta última pode ser empregada dobrada (30 cm) se necessário.

A distância e a disposição das fitas, que são utilizadas nos pontos quando se escala, são importantes para guiar a corda o mais correto possível e evitar o excesso de fracionamento que poderá tornar lenta a progressão.

Porém, igualmente devemos levar em conta que fitas muito largas  também aumenta a distância de uma eventual queda (aumenta o seu potencial de choque), aproximadamente o dobro da distância da fita.

Deverá ser levado em conta, os pontos com relação ao solo ou saliência para não fazer uma aterrissagem forçada.


Nós e costuras nas fitas

As fitas costuradas superam a resistência das confeccionadas por meio de nós em cerca de 20% a mais sua resistência, porém, os nós fazem parte de um sistema de união muito prático, utilizado e também seguro. Melhor seria utilizarmos fitas costuradas, mas se tivermos de empregar nós, temos de deixar as extremidades com uma sobra suficiente (mais ou menos uma vez e meia o tamanho utilizado para se fazer o nó), pois, com o uso constante, o nó tende a cortar a fita e é sempre bom estar mudando constantemente o nó de posição. Quanto às costuras caseiras, elas não são confiáveis, pois o processo da costura requer uma máquina específica é melhor empregar um bom nó a uma fita mal costurada.

Figuras 1, 2, 3, 4, 5 e 6 mostram a resistência das fitas com nós ou costuras


Resistência de uma fita (segundo as condições de
trabalho)

Figuras A, B, C e D, mostram a resistência das fitas


A resistência das alças confeccionadas com cordas e com fitas pode ser afetada por vários fatores, tais como: os acordoamentos sobre ângulos e estrangulamentos, devem utilizar fitas costuradas e mosquetões com trava para unir um elemento a outro, evitando utilizar nó como o pata de gato (nó de alondra figura D) no elo de um íton, chapas ou cabos de aço de um excêntrico para fissuras. Se não dispomos de mosquetões, o sistema da figura C é o mais resistente.
Quando empregamos alças em volta das ancoragens naturais,  como em blocos ou grandes pontos da rocha, o excessivo ângulo de abertura acontece quando utilizamos uma fita de tamanho inadequado, torna outra situação que diminui a resistência das fitas e cordeletes (alças feitas com cordas). Para evitá-los, devemos empregar, fitas com o comprimento ideal para que o ângulo formando seja o mais agudo possível e nunca maior que 90º.

Os cordeletes com diâmetros inferiores a 7mm só devem ser empregados para usos auxiliares que não requerem grande responsabilidade devido à debilidade de resistência e seu rápido envelhecimento.

A resistência nominal aproximada de um cordelete entre 4 e 8mm é encontrada multiplicando o diâmetro por si mesmo e o resultado por 20.

R = diâmetro X diâmetro X 20

Para equipar pontos em uma rocha, uma boa alternativa, é os cordeletes de “kevlar” que é uma fibra especial que resiste de 3 a 4 vezes mais que o nylon e é de igual peso. Esses cordeletes são fabricados em 5,5 e 6 mm e são bastante rígidos, o que facilita encaixá-los em pontos estreitos da rocha.


Fita expressa para absorção de choques

Um caso especial de fita costurada é aquela fabricada de modo que possa absorver parte do impacto (“fall arrest” ou “shock absorber”), a qual pode se descosturar progressivamente de maneira parcial diante de um choque e dinamizando mais a sua retenção. Essas fitas podem ser usadas em seguranças duvidosas para que possa suavizar uma possível queda de fator elevado ou, em caso extremo, em reuniões de ancoragens como medidas de precaução em terrenos muitos expostos. (veja na figura abaixo)



Também podemos fabricar uma fita expressa absorvedora com um cordelete e um dissipador, que nada mais é do que uma placa metálica com orifícios para se manobrar a passagem do cordelete; o roçamento produzido entre o cordelete e a placa ao tesasse, durante uma queda, transforma parte da energia em calor. (observe na figura abaixo).



 
Esses modelos de fitas têm melhores aplicações nas atividades de escalada artificial extrema ou em escalada em gelo com seguranças que são consideradas duvidosas.

Conservação:
Como todos os produtos têxteis utilizados em escaladas, sua vida útil, em condições de máxima segurança, é de, aproximadamente, 5 anos. Os conselhos de conservação são os mesmos que os empregados para as cordas.

As duas figuras acima mostram que as fitas absorvem o choque.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário