17 março 2012

CONTENÇÃO DE CÃES, GATOS E CAVALOS

A contenção mecânica e a farmacológica de animais, hoje em dia, são empregadas nas mais diversas situações, tanto em fazendas que necessitam de seringas e troncos para atender aos animais ali criados, quanto nas cidades, em que, às vezes, alguém se depara com uma onça evadida de um circo, ou um animal raivoso que deve ser capturado.

Conter um animal significa limitar seus movimentos em diversos graus ou, até mesmo, sua completa imobilização. Desde seus primórdios, o homem procurou adaptar os métodos de contenção às suas necessidades com o propósito de obter comodidade e segurança na lida com os animais. Dentre esses princípios, ao se lidar com animais domésticos ou silvestres, devem-se reduzir as possibilidades de acidentes, utilizando-se métodos de contenção seguros.


CONTENÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Dentre os métodos de contenção, os mecânicos talvez sejam os mais importantes, pois com eles é realizado o dia-a-dia daqueles que lidam com animais. Cercas, seringas de vacinação, bretes, coleiras, cambões e outros artifícios limitam os movimentos dos animais e permite o seu manuseio.
Cada equipamento tem uma finalidade específica e visa dar condição de segurança no  trabalho. Assim, a cerca elétrica foi projetada para facilitar a divisão de pastos e tem um dispositivo para dar choques de até 18.000 v, com corrente de miliamperes semelhante ao choque de vela de automóvel. As descargas são intermitentes para permitir que um animal ou pessoa desavisada possa, após receber o choque, escapar. Estes equipamentos não devem ser improvisados ou aplicados em locais que não sejam aqueles a que foram destinados.

Os métodos de contenção exigem conhecimento prévio, pois aplicá-los de forma inadequada pode causar danos aos animais. Assim, a derrubada de eqüino pelo método de peias é prática, todavia deve-se ter cuidado com a cabeça do animal, não permitindo que curve o pescoço e caia sobre este, evitando-se que, na queda, o seu peso pressione as vértebras cervicais, o que pode causar paralisia irreversível. Na derrubada de bovinos, deve-se ter cuidado para que a corda não lese o sistema mamário ou reprodutor, que são partes nobres do animal.

A seguir, sugerem-se alguns métodos para sujeição em diversas espécies domesticadas e silvestres:

Enforcadores


Rede com alça para captura de aves e pequenos animais


CONTENÇÃO DE CÃES

Os cães possuem uma arma de defesa natural, os dentes. Assim, o uso de enforcadores e  mordaça são necessários quando o animal tem o comportamento bravio.
Colocação da mordaça


Mordaça reforçada


CONTENÇÃO DE GATOS

Os felinos oferecem riscos com os dentes e as unhas, e deve-se lembrar que possuem a pele elástica, de tal forma que podem dar um giro com o corpo de até 180º, quando mal contidos.

 O animal deve ser imobilizado sobre uma mesa

A Toalha enrolada no pescoço ajuda a imobilizá-lo

A mordaça é imprescindível na contenção de felinos


CONTENÇÃO DE EQÜINOS

Cabresto improvisado

 Tapar os olhos com um pano permite um manuseio tranqüilo

 O cachimbo imobiliza o animal, mas não deve ser muito apertado.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário