...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

25 fevereiro 2012

A B C D E - Como tirar a Carteira de Habilitação


Qual é a sua categoria?


Dirigir com a carteira de habilitação de categoria diferente da do veículo é uma infração gravíssima multiplicada por três.
Qual é a sua categoriaDirigir com a carteira de habilitação de categoria diferente da do veículo é uma infração gravíssima multiplicada por três. Ou seja, você paga três vezes o valor da multa (R$ 191,57 x 3 = R$ 574,71) e ainda ganha 21 pontos na carteira. Mesmo sabendo disso, muita gente ainda comete essa infração. Veja em que categoria você deve se encaixar para dirigir um caminhão e o que é necessário para tirar a habilitação em cada categoria. 

O QUE É PRECISO PARA TIRAR A CARTEIRA?

Basta dirigir-se ao Detran mais próximo de sua casa e iniciar o processo. Não é preciso mais levar fotografia – ela será tirada na hora através dos serviços do Detran Digital. Procure chegar cedo, pois as filas normalmente são longas. Verifique no Detran da sua região os horários de funcionamento e o preço das taxas, elas variam de Estado para Estado. É preciso passar em exames de aptidão física e mental (exame médico), realizar um curso prático de direção na categoria em que você quer entrar e, em seguida, fazer o exame prático no Detran do seu Estado. Esse ano aumentou a carga horária dos cursos. O teórico, que antes era 30 horas, passou para 45 horas. O prático, que era 15 horas, passou para 20 horas.

Para tirar sua primeira carteira você precisa ser maior de 18 anos e levar os seguintes documentos:

  • carteira de indentidade ou outro documento de identificação (como carteira de trabalho, por exemplo);
  • CPF;
  • comprovante de residência (pode ser uma conta de água ou luz em seu nome). 

CATEGORIA C

Para motoristas de veículo motorizado voltado ao transporte de carga cujo peso bruto total seja maior que 3.500 kg.

VEÍCULOS QUE DIRIGE: F-4000, caminhão, caminhão-toco, caminhãotruck ou cavalo mecânico.

O QUE PRECISA?Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter cometido mais de uma vez infrações médias durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos), ministrado em Centros de Formação de Condutores. 


CATEGORIA E

Para motoristas de veículo conjugado em que a unidade tratora seja das categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total ou cuja lotação seja maior que 8 lugares, ou seja enquadrada na categoria Trailer. 

VEÍCULOS QUE DIRIGE: 
Carreta, ônibus, ônibus biarticulado, cavalo mecânico ou cavalo mecânico mais reboque. 

O QUE PRECISA? 
Não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter cometido mais de uma vez infrações médias durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).

 
Categorias


Para que mudar de categoria

Mudar de Categoria
  • Realizar curso de mínimo de 15 horas-aula em veículo da categoria para a qual esteja mudando.
  • Fazer exames médicos e psicológicos.
  • Para quem quer tirar carteira C, por exemplo, é necessário estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B.
  • Para tirar a carteira D é necessário estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria B ou um ano na C e ter acima de 21 anos. Não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
  • O motorista que quiser tirar a habilitação E tem que ser maior de 21 anos e estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria C ou D.

E para renovar 

Para renovar, basta levar sua carteira de motorista antiga, documento de identidade, CPF e comprovante de residência no Detran mais próximo e fazer o exame médico. Vale lembrar que quem tirou a habilitação antes de 1998, quando entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro, tem que fazer um curso de atualização de 15 horas, realizado nos Centros de Formação de Condutores, ou fazer uma prova sobre direção defensiva e primeiros socorros. As taxas variam de região para região.

fonte: http://www.tortugaonline.com.br/

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário