...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 dezembro 2011

Ventilação da escada de Emergência, como funciona?


Escada de Emergência é o local mais seguro em seu local de trabalho, e deverá ser utilizada como rota de fuga para abandono em casos emergenciais, como Incêndio, Ameaça de Bomba, sismo, etc.

Toda a população do prédio, indústria, condomínio, shopping, devem levantar perguntas em  qualquer tipo de reunião e exigir esclarecimentos do Síndico, Téc. ou Eng. Segurança do Trabalho relacionados aos Equipamentos de Segurança Instalados no local.

Só aí sim, vocês saberão se as escadas de emergência em que vocês tanto circulam é ou não um local seguro e que poderá ser utilizado em caso de evacuação emergencial. 

Veja abaixo o funcionamento padrão e seguro de uma escada emergencial.
Note que o funcionamento dos equipamentos e acessórios não são tão simples. Tudo é comandado por uma central de alarme de incêndio, que uma vez acionada, dá início a ventilação das escadas, proporcionando assim a segurança local, evitando que a fumaça venha à invadir o ambiente, permitindo assim uma descida ou subida segura, sem risco de intoxicação.

Para ampliar, click na imagem.


Bombeiroswaldo...

2 comentários:

  1. Ótima postagem e muito bem explicado.
    Eu acrescentaria um detector de fumaça na casa de máquinas, porém acionando o alarme e bloqueando a ventilação para que a fumaça não seja jogada para dentro da escada.

    ResponderExcluir
  2. Mauro, boa tarde.
    Trata-se de uma Sala de Máquina, contendo 1 ou 2 motores propulsores
    do sistema de ventilação, esse com o comando liga/desliga interligado com o quadro central de alarmes, isto é, só vai haver funcionamento por intermédio de sinistro, mediante teste periódico ou manutenção agendada. Todo o funcionamento é ligth, onde problemas por mim detectados até o momento, foram correias desgastadas onde quando estão para quebrar, faz barulho igual o pneu de um carro quando estoura a cinta de aço. (prá, prá, prá...)
    Abraços...
    Feliz Natal à você e todos seus Familiares, e que todos seus desejos se realizem nesse novo anos que vamos adentrar...

    ResponderExcluir