04 dezembro 2011

Terremoto e seus mecanismos

O grande terremoto acontece dessa forma
O mecanismo do terremoto A superfície terrestre é formada por mais de 10 placas tectônicas (blocos de crosta terrestre). Com a movimentação das camadas internas, as placas que estão lado a lado se chocam entre si e se movem de modo que uma fica debaixo da outra, ocasionando, assim, a formação das cordilheiras e fossas oceânicas, os terremotos e atividades vulcânicas.
No fundo do mar ao sul da província de Shizuoka, temos a Placa do Mar das Filipinas que movimenta-se do sul penetrando na Placa Eurásia que fica na parte continental. Com isso, a ponta da Placa Eurásia é empurrada para dentro, atingindo o limite de deformação. Neste momento, esta placa dá um salto, causando o terremoto. Essa é uma previsão do Terremoto de Tokai.
A previsão do Terremoto de Tokai foi feita em 1976. O último terremoto aconteceu em 1854. A previsão é de que ocorra um terremo num período de 100 a 150 anos na mesma região. 

Tabela descritiva de relação das classes de intensidade sísmica da agência de meteorologia

Classe de intensidade sísmicaSensação humanaSituação em ambiente fechadoSituação em ambiente aberto
 0As pessoas não sentem o tremor. 
O tremor pode ser detectado apenas por sismógrafos.
  
 1Algumas pessoas dentro do mesmo ambiente sentem o tremor.  
 2Algumas pessoas dentro de um ambiente fechado sentem o tremor. Algumas pessoas que estão dormindo acordam ao sentir o tremor.As lâmpadas penduradas no teto balançam um pouco. 
 3A maioria das pessoas dentro de um mesmo ambiente fechado sentem os tremores. Algumas pessoas que estão caminhando percebem o tremor.As louças dentro do armário balançam e chegam a fazer barulho.Os fios elétricos balançam um pouco.
 4A maioria das pessoas se assustam. 
A maioria dos que estão caminhando sentem o tremor. A maioria das pessoas que estão dormindo acordam.
Os objetos pendurados balançam bastante e as louças dentro do armário fazem muito barulho. Alguns objetos que não estão presos caem.Os fios elétricos balançam bastante. 
Algumas pessoas que estão dirigindo automóveis também sentem o tremor.
5 fracoA maioria das pessoas sentem muito medo, e procuram se agarrar à alguma coisa.Objetos pendurados balançam fortemente.
Algumas louças do armário e livros das estantes tendem a cair.
A maioria dos objetos que não estão bem posicionados podem cair. Os móveis que não estão fixados podem mudar de posição ou tombar.
Os vidros das janelas podem se quebrar e cair. Postes de luz balançam e podem ser percebidos. Podem ocorrer danos nas ruas e avenidas.
5 forteSurgem complicações para a locomoção. A maioria das pessoas não consegue se locomover sem se agarrar à alguma coisa.A maioria das louças do armário e livros das estantes caem. Televisores podem cair de suas estantes.
Móveis não fixados podem tombar.
Vidros se quebram e caem. Paredes não reforçadas podem desmoronar. 
Máquinas de refrigerante que não estão posicionadas corretamente podem tombar. Fica muito difícil para dirigir, e o número de veículos parados aumenta.
6 fracoNão é possível ficar de pé.A maioria dos móveis que não estão fixados nas paredes mudam de posição e chegam a tombar. Muitas portas não se abrem.Na maioria dos prédios, vidros e ladrilhos se quebram e caem.
6 forteNão é possível ficar de pé. Para se locomover, é preciso gatinhar.
Totalmente à mercê dos tremores, não é possível se locomover e voar.
A maioria dos móveis pesados sem fixação tombam no chão.Vidros e ladrilhos se quebram e caem, e aumenta o número de prédios que desabam.
A maioria das paredes não reforçadas desmoronam.
 7A maioria dos móveis se soltam e se movem, podendo até voar.A maioria dos prédios terão seus vidros e ladrilhos quebrados. 
A maioria dos prédios desabam. Até mesmo paredes reforçadas são muito danificadas.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário