Estou trabalhando novas e inéditas postagens voltadas à PREVENÇÃO para 2015, aguardem-me... - À todos meus seguidores e visitantes, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, agradeçam pelos avanços e conquistas... Que venha 2015 e nos Doe saúde e Paz, o resto a gente corre atrás... Felicidades à todos... Encerro 2014 muito Feliz com os acessos que se manteve em média de 1500 visitas diárias. - Sintam todos o calor de meu abraço e minha gratidão... Te vejo em 2015... Amém...

19 de dez de 2011

QUEIMADURAS 1 2 3 graus

QUEIMADURAS

São lesões causadas no tecido através do calor (contato direto com as chamas, brasa, fogo, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes), por substâncias químicas (ácidos, soda cáustica, fenol etc.), por emanações radioativas (radiações infravermelhas e ultravioletas) ou ainda por eletricidade. Desse modo, as queimaduras podem ter origem térmica, química, radioativa ou elétrica.

As queimaduras são classificadas de acordo com a sua extensão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. É mais grave uma queimadura de primeiro grau em todo o corpo do que uma queimadura de terceiro grau que abranja somente uma pequena extensão.

QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU são aquelas que formam apenas um vermelhidão superficial na pele. Causam dor no local pela irritação e pela exposição de terminações nervosas ao ar. Não há formação de bolhas.

QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU são um pouco mais profundas, apresentando além do vermelhidão, a formação de bolhas. Causam desprendimento de camadas da pele. A dor é de intensidade variável.

QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU são ainda mais profundas, provocando a destruição das camadas da pele e atingindo os músculos. Não são dolorosas por causa da destruição das terminações nervosas.


Os procedimentos a serem utilizados em portadores de queimaduras de qualquer grau são:

- a queimadura deve ser tratada como uma ferida;

- o sinal de infecção é o mesmo que nos ferimentos e essa deve ser tratada nas 6 primeiras horas após as queimaduras;

- se possível retirar delicadamente as vestes queimadas e sujas do local da queimadura e da zona que circunda a lesão;

- lavar a lesão abundantemente com água e sabão ou soro fisiológico;

- em queimaduras por ácidos e cáusticos, fazer uma lavagem abundante e demorada com água limpa;

- não furar as bolhas;

- nunca colocar gaze, bandagens ou panos nas queimaduras da face, mãos e órgãos genitais, para evitar o surgimento de cicatrizes.


Bombeiroswaldo...

Um comentário:

Giovana queimadinha kkk disse...

to com queimadura de primeiro grau na mão. Minha prima derramou doce de leite fervendo na minha mão. O q fazer? Está vermelho. e saiu um pouquinho da pele. o q eu faço?