...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 dezembro 2011

Particularidades das mangueiras de incêndio fabricadas pela Bucka Spiero - Termo de Garantia - Instrução de Instalação - Recomendação de preservação




Termo de garantia

A garantia das mangueiras de incêndio fabricadas e comercializadas pela Bucka é de 12 (doze) meses a partir da data de emissão da nota fiscal de venda, desde que mantidas as condições recomendadas pelo fabricante e as instruções da norma NBR 12779.

Esta garantia limita-se às mangueiras que apresentarem defeitos de fabricação comprovadas pelo Controle de Qualidade da Bucka Indústria e Comércio Ltda.

A garantia perderá sua validade quando nos cuidados previstos neste informativo e as condições de conservação e manutenção descritas na norma NBR 12779.

As reclamações referentes a defeitos constatados nas mangueiras, devem ser encaminhadas à Bucka Indústria e Comércio Ltda.

A Bucka poderá, a seu critério, solicitar a ficha de controle individual para mangueiras de incêndio conforme norma NBR 12779.


Instruções de Instalação

Certificar-se que a mangueira de incêndio é adequada ao  local e condições de aplicação conforme definido na norma NBR 11861.

Recomenda-se que a mangueira seja enrolada para acondicionamento no abrigo no mesmo vinco original ou na forma aduchada.



As mangueiras de incêndio devem ser inspecionadas a cada 6 meses e a cada 12  meses devem ser submetidas à manutenção e  ensaio hidrostático conforme NBR 12779, por empresas capacitadas.

As mangueiras de incêndio devem possuir uma ficha de controle individual conforme anexo A, da norma NBR 12779, emitido por empresa capacitada.

A ficha de identificação individual das mangueiras de incêndio válida deve ficar no poder do usuário, pois a mesma pode ser solicitada por órgãos oficiais e companhias de seguro.

Antes de colocar a mangueira em uso, verificar se a pressão na linha é compatível com a pressão de trabalho da mangueira.

A mangueira deve ser armazenada em local ou compartimento seco e ventilado, protegida da  incidência direta de raios solares e atmosferas agressivas, tais como vapores de derivados de petróleo, vapores ácidos, etc.

As mangueiras de incêndio destinadas ao combate a incêndio devem ser sempre adequadas a normas  e decretos oficiais, caso não sejam respeitadas as instruções, a seguradora poderá não indenizar os danos causados por um sinistro, bem como poderá ser responsabilizado pela proteção de vida e patrimônio o engenheiro, o técnico de segurança ou o síndico em eventuais ações judiciais.


Recomendações de preservação

Prezado cliente, você acaba de adquirir um produto Bucka, sinônimo de alta tecnologia e qualidade que possui a marca de conformidade ABNT, o que garante 100% de conformidade com os requisitos da norma NBR 11861, Mangueiras de incêndio. Para aumentar a durabilidade da mangueira, algumas recomendações devem ser observadas:
- Evitar a passagem da mangueira sobre cantos vivos, objetos cortantes ou pontiagudos, para que não ocorra rompimento de cabo do tecido e corte da mesma;
- Ter cuidado com golpes de aríete na linha, causados por entrada de bomba, fechamento abrupto de esguichos e registros de hidrantes, manobras violentas de derivantes, onde a pressão pode atingir até sete vezes a pressão estática de trabalho, o que poderá ocasionar o rompimento ou desempatamento da mangueira;
- Evitar a passagem de veículos sobre a mangueira;
- Evitar a queda da união;
- Evitar arraste da mangueira  e uniões sobre o piso, principalmente se ela estiver vazia ou com pressão muito baixa (isto pode causar furos principalmente no vinco);
- Evitar guardar a  mangueira molhada, para evitar a presença de fungos (bolor) e cheiro desagradável. Não é necessário o uso de talco no tubo interno ou no revestimento externo, devido a utilização de materiais sintéticos;
- Não utilizar as mangueiras destinadas a combate a incêndio para outro fim como lavagem de garagens, pátios, etc;
-  Para manter a segurança e integridade da mangueira, não utilizar as mangueiras de incêndio das caixas de hidrantes e, ou abrigos em treinamento de brigadas, para evitar danos e desgastes. As mangueiras para este fim deve ser identificadas e mantidas somente para esta aplicação;
- As mangueiras devem ser armazenadas em locais ou compartimentos secos e ventilados, protegidas da incidência direta de raios solares e atmosferas agressivas.

A Bucka recomenda que a faixa de temperatura de trabalho das mangueiras de incêndio seja de 10°C à 50°C.

Atenção:
O tipo da mangueira deve estar marcadas nas duas extremidades do duto flexível.

Certificar-se de que o tipo de mangueira de incêndio é adequado ao local e condições de aplicação conforme define a norma NBR 11861.



Resumindo...
Esperava bem menos ou bem mais desse produto.
Decepcionadíssimo...

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário