...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 outubro 2011

UNIDADE EXTINTORA X CAPACIDADE EXTINTORA


Existe uma diferença fundamental entre estes conceitos quando um projeto para combate a princípio de incêndio estiver sendo planejado.

É considerada uma unidade extintora o extintor com determinada quantidade de agente extintor, assim, extintor de 9 L de espuma mecânica, extintor de 4 kg de gás carbônico, extintor de 10 L de água pressurizada e extintor de 4 kg de pó para extinção de incêndio são considerados uma unidade extintora, e isto não garante maior eficiência do extintor em combater o incêndio.
A capacidade extintora por sua vez mede o volume (quantidade) de fogo que o extintor é capaz de extinguir, assim por exemplo, um extintor de 9 L de espuma mecânica pode ter classificação diferenciada em função da tecnologia embutida na sua fabricação. Em termos práticos pode-se verificar que o projeto dimensionado com unidade extintora não irá garantir que o sistema realmente será eficiente no combate a princípio de incêndio, enquanto o projeto dimensionado com capacidade extintora é de maior confiança pois o extintor antes de ser instalado deve comprovar seu desempenho extinguindo um determinado volume de fogo, verificado através de ensaio em laboratório.


Fonte: Grupo de Pesquisa em Segurança contra Incêndio do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da Universidade de São Paulo - GSI/NUTAU/USP.


Bombeiroswaldo...

9 comentários:

  1. Parabéns pela explicação ela me foi muito ultil

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      Obrigado, é o intuito do Blogguer...
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  3. Pedro A. Leal - Obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  4. Não há de quê...
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  5. eXPLICAÇÃO 10, MUITO OBRIGADO .
    ESTOU ACOMPANHADO SUAS POSTAGEM,SÃO MUITO BOAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adilson...
      Fico feliz por sua satisfação, pois esse é o intuito do blogger.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  6. O que significa um extintor com capacidade 2A e 20B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gleice...
      Vamos lá com a resposta que segue:
      Capacidade extintora 2A e 20B:
      Refere-se a um extintor de incêndio capaz de combater incêndios de classes A e B, que possui uma capacidade extintora de grau 2 para incêndios de classe A e de grau 20 para incêndios de classe B.
      Abração e obrigado pela visita e vê se dá clicadas para me ajudar, até...

      Excluir