...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

16 outubro 2011

Segurança da Criança no Lar - Manual / Cartilha


Os bebês desenvolvem-se com grande rapidez. Quando pensamos que ainda não se mexem, já rebolam.

Pouco depois sentam-se, engatinham, e rapidamente se põem em pé apoiando-se em qualquer objeto que lhes surja pela frente.

Passado pouco tempo, andam, trepam, e a exploração da casa torna-se cada vez mais divertida. Se não forem tomadas as devidas precauções, a aventura de crescer pode ter conseqüências indesejadas e até mesmo graves.

No primeiro ano de vida, 80% dos acidentes são quedas de sofás, da cama dos pais, do carrinho que ficou com o cinto aberto, de escadas, etc..

A casa deve por isso ser preparada com antecedência tendo em conta a previsibilidade dos comportamentos e da curiosidade de uma criança saudável.

É importante desenvolver um método que mostre o mundo visto pelos olhos das crianças, passando o pente fino cada divisão da casa, com atrações escondidas aos olhos dos adultos, tais como tomadas que brilham na sombra ou escuro por debaixo das mesas ou botões e outros pequenos objetos caídos debaixo de cômoda ou camas. Pense, por exemplo, onde estão acomodados os produtos tóxicos e se estão ao alcance das crianças, não seria melhor colocar cancelas nas escadas ou à entrada e saída das divisões mais perigosas da casa, como a cozinha.


A Casa

Móveis e quadros

Evite toalhas de mesa, fios de candeeiros ou outros objetos soltos que possam servir de suporte para a criança se pôr-se em pé.

Todos os móveis, estantes ou prateleiras deverão estar bem fixos à parede de forma a não tombarem sobre a criança se esta se apoiar ou tentar trepar neles.

Evite móveis de vidro ou com tampos soltos.

Proteja os cantos mais agressivos, sobretudo os que se encontram ao nível da cabeça da criança.

No quarto, evite quadros pesados com vidro, prefira posters ou gravuras leves e certifique-se que estão bem fixos, sem risco de tombarem sobre a criança enquanto dormem ou brincam.

Não coloque a cadeirinha ou a almofada do bebê sobre os móveis. É preferível pousá-la no chão para eliminar o risco de queda. De qualquer forma, mantenha os cintos sempre apertados.

Espreite regularmente para baixo dos móveis para detectar eventuais perigos antes da criança o fazer - botões, moedas ou tampas de caneta desaparecidos, tomadas brilhantes desprotegidas, extensões elétricas esquecidas, etc..


Tomadas, Lampiões e aquecedores


As tomadas deverão estar a mais de 1,50 m de altura e longe da cama ou da cômoda sobre a qual muda o bebê. Se tal não for possível, as tomadas deverão estar sempre protegidas com dispositivos bem adaptados ao seu tamanho e que só possam ser retirados com a ajuda de uma ferramenta própria. Elimine fios soltos e extensões. Atente para as tomadas instaladas no banheiro onde o risco é acrescido devido ao piso molhado.
Se as tomadas não têm um mecanismo de proteção próprio, é conveniente usar proteções para tomadas que só possam ser retiradas com a ajuda de uma pequena chave ou outro instrumento. Estes protetores devem adaptar-se perfeitamente à tomada e ser difíceis de retirar com os dedos mesmo para um adulto. Se estiverem folgados e forem facilmente retirados pelos dedos hábeis das crianças, podem constituir um risco de asfixia.

Não cubra o aquecedor ou lampião, pois existe o perigo real de incêndio. Mantenha o aquecedor afastado de cortinas, sofás, qualquer tecido e, obviamente, longe da cama do bebê.
Não use aquecedor à gás nos quartos de dormir.


Escadas


As escadas devem ser protegidas com "barreiras de segurança" (cancelas), cujo sistema de abertura e fecho seja dificilmente manejável por uma criança e periodicamente verificado o seu funcionamento por um adulto.

As cancelas devem estar fixadas de forma correta e solida, na parte de cima e de baixo das escadas (não apenas no topo), lembrem-se que as crianças não dispensam a vigilância e procuram palpando a cancela buscando um meio de abri-la.

Não devem ser escaláveis (a distância entre a trave inferior e a trave superior não deve ser inferior a 65cm) e a distância entre prumos deve ser de 6,5cm.

Ao adquiri-las no mercado verifique se obedecem às normas de segurança.

Nunca é demais lembrar que os andadores são a causa mais frequente de quedas em escadas, mesmo na presença do adulto e da cancela que alguém se esqueceu de fechar.


Janelas


Proteger as janelas com "limitadores de abertura" (abertura
máxima 10cm), permite que o ar circule e evita que a criança possa sair e cair. Estes dispositivos variam devido aos tipos de janela e devem necessitar de dois movimentos coordenados para que seja possível a sua abertura, a fim de dificultar o seu manuseamento por crianças pequenas.


Varandas

Verifique que a grade de proteção tenha no mínimo 110cm de altura e que não há hipótese de ser escalada.

As grades com travessas horizontais facilitam e convidam a criança a trepar enquanto as verticais dificultam. Não deve ser possível que a criança passe por baixo ou através da grades.

A distância entre os prumos não deverá ser superior a 10cm.


Cadeiras para dar de comer ao bebê


Se utiliza uma cadeira alta para dar de comer ao bebê, verifique a sua estabilidade, encoste-a à parede e aperte o cinto, utilizando de preferência um tipo que passa sobre os ombros da criança.

Não deixe o bebê sozinho e caso tenha mais crianças pequenas por perto a atenção deve ser redobrada, pois facilmente poderão desequilibrar e balançar a cadeira até cair.


Eletrodomésticos

Eletricidade e água não combinam bem - todos os eletrodomésticos e tomadas situados na banheiro, na cozinha ou até mesmo na sua garagem devem ser objeto de muito cuidado.

Não deixe a criança utilizar eletrodomésticos antes de ter maturidade e idade para tal. De qualquer maneira, as primeiras vezes que se utilizarão deles deverão ser com supervisão dos adultos, até aprender a utilizá-los com todas as precauções e dando todos os passos com segurança. Desligue-os da tomada, enrole o fio e não os deixe ao alcance das crianças.

Lembre-se que nunca se deve mexer em aparelhos elétricos com as mãos úmidas, mesmo em situações tão simples como acender uma luz num interruptor.


Cremes, medicamentos e fraldas

Os cremes, água de colônia e medicamentos utilizados habitualmente com o bebê deverão estar sempre bem fechados e fora do seu alcance, mesmo quando está a vesti-lo ou a trocá-lo.

Recorte e elimine as embalagens de fraldas ou outros sacos de plástico antes de descarta-los em lixeira, para evitar o risco de asfixia.


Pulseiras, fios e colares

A partir dos 4 meses tire todos os anéis e pulseiras de seus filhos.

É necessário que tenha algum cuidado com as pulseiras, fios e colares largos que as crianças mais velhas e adolescentes usam: se, quando correm ou brincam, estes adereços ficam presos em algum objeto mais pontiagudo pode dar-se um estrangulamento, no caso dos colares, ou viragem rápida com torção e eventual fratura ou lesão muscular, no caso das pulseiras. Se os usarem devem estar justos, sem ser obviamente demasiado apertados.


Parque

Se a casa não oferecer segurança para a realização de lazer para a criança, utilize um parque onde haja brinquedos em bom estado de conservação e que as normas de segurança estejam sendo cumpridas, com brinquedos não escaláveis, sem aberturas onde a criança possa cair ou onde ao passar possa prender o botão da roupa, da corrente da chupeta, etc..


Brinquedos


Os brinquedos devem ser adaptados à idade da criança e ao tamanho do seu quarto.

Para os seus filhos mais pequenos, escolha brinquedos laváveis, leves, sem peças pequenas ou arestas e que estimulem a criatividade da criança. Tenha cuidado com os brinquedos dos irmãos mais velhos. A arca ou caixa dos brinquedos não deve ter uma tampa pesada ou que possa cair sobre a criança.

É importante que cada criança tenha e reconheça um espaço para os seus próprios brinquedos. Habitue-a desde pequena a arrumá-los, pois os brinquedos desarrumados são uma das grandes fontes de acidentes tanto para as crianças como para os adultos.


Outros conselhos:

- No caso das crianças com menos de 3 anos, os objetos e brinquedos devem ter um diâmetro superior a 32 mm.

- Esteja atento às partes soltas dos brinquedos, e aos fios compridos que possam sufocar a criança.

- A supervisão dos adultos e mesmo a sua participação nas brincadeiras das crianças pode ajudar a reduzir alguns riscos.

- Ao comprar um brinquedo que utilize pilhas, tenha a certeza que o seu compartimento esteja bem vedado e que a abertura pela criança seja impossível.


Andador


O problema mais temível são os acidentes. O número de casos de acidentes graves ocorridos em crianças durante o uso de "andadores" é muito preocupante. Estes vão desde as quedas para a frente (quando o bebê faz força na parte da frente da "andador") com traumatismo na face e no crânio e em afogamentos (quando o andador é usado no exterior próximo a área da piscinas).


Produtos tóxicos


- Mantenha os produtos tóxicos e medicamentos fora do alcance das crianças;

- Não misture medicamentos diferentes no mesmo frasco;

- Não guarde os medicamentos ou outros produtos tóxicos em frascos reutilizáveis que não sejam os do próprio medicamento, pode enganar a criança e levá-la a pensar que se trata de água ou de suco;

- Não deixe embalagens semi-abertas ou em locais acessíveis, nem que seja só por um minuto;

- Devolva os restos de medicamentos na farmácia. Nunca os jogue no lixo normal ou noutros locais onde as crianças possam ter acesso;

- Guarde as embalagens vazias e etiquetas dos produtos de limpeza nos armários próprios para consultas futuras em caso emergenciais;

- Tenha especial cuidado quando a criança vai visitar outras
pessoas que possam não ter crianças em casa (elas não possuem o mesmo cuidado preventivo voltado para a criança);

- Tenha especial atenção as situações em que há mudança das rotinas caseiras.

Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuam tampa de segurança e etiquetas com instruções de uso, prevenção de acidentes e procedimentos.


Pilhas elétricas

 




Existem cinco grandes tipos de acidentes relacionados com pilhas:

1. Fugas de líquidos eletrólitos, tendo como consequência as queimaduras na pele e mucosas (por vezes nos olhos).

2. Intoxicação por ingestão, especialmente por crianças pequenas.

3. Explosão da pilha, com consequências imediatas de queimaduras, lesões faciais e particularmente oculares.

4. Ingestão das pilhas em forma de botão, com perfuração química do aparelho digestivo ou bloqueio do tubo digestivo, ou aparelho respiratório se a pilha for aspirada.

5. Introdução no nariz e no canal auditivo. Devemos saber que as pilhas elétricas não são brinquedos nem objetos inofensivos. Basta pensar que, se uma ou duas pilhas conseguem pôr a funcionar um jogo, um rádio ou até um computador, é porque contém elementos com muito poder, quanto menor o seu tamanho, maior a concentração de produtos químicos de reação contínua.

Devemos evitar que as crianças mexam nas pilhas e habituá-las a, se precisarem de mudar pilhas de algum aparelho, pedirem aos pais ou a um adulto para o fazer.

Lembre-se que não devemos jogar as pilhas no lixo, mas sim descartar em locais adequados e autorizados.


Armas de fogo

O melhor é não as ter, mas se as tiver descarregue-as e feche-as à "sete chaves!"

Cuidados ao possuir uma arma:

- Tenha o número mínimo de armas em casa, o ideal é zero;

- Uma arma nunca deve estar carregada, a não ser no momento da utilização;

- As armas, mesmo descarregadas, devem estar bem fechadas, em armários com cadeados, e que só os adultos tenha acesso;

- As balas e cartuchos devem ser guardados noutro local, longe da arma, também fechados à chave;

- As armas de pressão, consideradas armas de recreio, não devem ser oferecidas a crianças porque são perigosas, sobretudo quando utilizadas sem supervisão;

- O poder de uma arma nunca deve ser sub-estimado e esta não pode ser tratada como se fosse um instrumento inocente;

- Nunca se deve apontar uma arma a uma pessoa mesmo que esteja descarregada e isso seja feito no contexto de uma brincadeira;

- Se os pais querem ensinar a arte da caça aos filhos devem fazê-lo com grande cuidado, ensinando as regras de segurança e os perigos, desde a exposição a outros caçadores até à ingestão de álcool com o respectivo risco acrescido de acidente;

- As crianças têm que saber que as armas podem matar e matam mesmo, ainda que na televisão isso não seja tão explícito nas mensagem dos filmes e dos desenhos animados;

- As crianças devem aprender desde muito cedo que os conflitos se devem resolver de forma pacífica e democrática, através da argumentação, da diplomacia e não com  armas.


O Quarto

Camas e berços

A cama deve ser sólida e estável, sem arestas nem qualquer saliência onde possa ficar preso um botão da roupa do bebê, a corrente da chupeta ou qualquer outro adereço. As grades devem ter uma altura mínima, pelo interior, de 60 cm e não devem ter aberturas superiores a 6 cm. O colchão deve ser firme e estar bem ajustado ao tamanho da cama.

Certifique-se de que a cama obedece às normas de segurança.

Dentro da cama, deite o bebê de costas, sem almofadas ou brinquedos, para evitar o risco de asfixia, ou, mais tarde, para que não possam servir de degrau e provocar uma queda acidental.


Beliche

Evite deitar crianças com menos de seis anos no beliche de cima e assegure-se da existência de uma grade de segurança nos lados abertos. Esta grade deve ser estável e
ter uma altura mínima de 16 cm em relação à parte superior do colchão, estavelmente colocada.


Móvel para trocar o bebê

A muda do bebê deve ser feita com tudo aquilo de que precisa esteja ao alcance da mão. O bebê não pode ficar sozinho nem por um segundo; num instante ele pode rebolar e cair. Mantenha sempre uma mão sobre a criança enquanto a veste ou despe.

O móvel para mudar o bebê deve ser estável e ter a borda elevada. Se for comprar um móvel para mudar o bebê, verifique se este obedece às normas de segurança.


Banheiro

Banheira


Antes de começar a dar banho verifique a temperatura da água. Comece sempre por colocar primeiro a água fria e só depois a água quente. Coloque um tapete anti-derrapante na banheira e lembre-se que os bebês ficam mais "escorregadios" com o sabonete e os óleos de limpeza. Ao colocar o bebê na banheira a cabeça deve estar sempre no lado oposto às torneiras e nunca o deixe sozinho, mesmo que a quantidade de água seja muito pequena.



Lembre-se sempre, quê, basta meio palmo de água para uma criança se afogar. As "banheiras" para bebês são instáveis, pois podem tombar com a inclinação do bebê à qualquer momento e dão uma falsa sensação de segurança. Se você não resiste ao telefone, desligue-o antes de começar a dar banho ou então tenha um telefone sem fios próximo a você. Mesmo assim, mantenha-se atenta do início ao término do banho do bebê.


Aquecedores

Nunca tenha um aquecedor no banheiro. Se for o caso, retire-o e coloque-o num local bem ventilado para evitar a acumulação de gases tóxicos.


A Sala

Fontes de aquecimento


As lareiras, radiadores e outras fontes de aquecimento devem estar devidamente protegidas.

Devemos ter o cuidado de manter as janelas ou portas abertas em habitações onde há fogões a lenha ou lareiras, assim teremos uma boa ventilação.


A Cozinha

Fogão

Na cozinha o bebê pode queimar-se gravemente na porta do forno e sobretudo agarrar-se a toalha da mesa quando posta com alimentos quentes ou frios. Pois agarra-se em tudo que vê para que possa colocar-se em pé e andar. São frequentes e graves as queimaduras causadas nessas situações em que o bebê se apóia.


Enquanto cozinha tenha atenção aos alimentos líquidos muito quentes, cabos das panelas e frigideiras, se eles ficam voltados para fora pode acontecer um acidente grave. Evite cozinhar com o bebê ao colo.

As saídas e exaustores dos aparelhos (chaminés, etc) devem ser periodicamente vistoriadas, a fim de evitar incêndios.

Nunca tente apagar um óleo em chama com água, pois poderá propagar o incêndio em vez de o apagar.

Tenha um kit de emergência contra incêndio na cozinha, composto por um exaustor e um cobertor adequado para abafar as chamas.


Fornos micro-ondas


Quando aquecer a mamadeira no micro-ondas, verifique sempre a temperatura do leite porque o vidro pode ficar morno e o leite ferver. A mamadeira ou recipiente tapado pode fazer com que, quando se retira a tampa, o líquido fervente salte e queime o rosto e as mãos.

Quando aquecer a papa do bebê no micro-ondas deve-se mexer muito bem para misturar o seu conteúdo e tornar a temperatura homogênea.

O aquecimento de alimentos que têm uma parte sólida e uma parte líquida pode provocar queimaduras graves.

As facas, as latas e os copos de vidro na cozinha. Devemos ter um especial cuidado com os objetos cortantes, é aqui que na maior parte das vezes usamos facas, abrimos latas e quebramos copos, criando condições perfeitas para os ferimentos acidental por corte. È fundamental que as facas, as latas e  os copos de vidro estejam fora do alcance de crianças, não só porque podem não saber usá-las convenientemente, mas porque podem querer utilizá-las nas brincadeiras com outras crianças ou imitar os adultos.


Alimentação

Ao servir a comida pra a família, tenha muita atenção aos alimentos duros e lisos, como os amendoins, nozes e cenoura crua, que podem causar asfixia.



O Jardim

Garagem

Nunca deixe o motor do carro funcionando com a porta da garagem fechada ou em qualquer espaço que não seja devidamente arejado.

Mantenha a sua garagem arrumada e sem objetos perigosos à vista ou ao alcance das crianças.


Bombeiroswaldo...

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e cuidado em apresentar informações de extrema relevância e importância. Grande trabalho!!
    Richard Abecassis

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo Richard, à você e seus Familiares. O objetivo principal de minhas postagens é disseminar sim o saber e assim colaborar para que se diminua os incidentes e acidentes evitando assim danos e prejuízos à população.
    Abraços e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir