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12 julho 2011

LGE - Utilização em Aeroportos e Heliportos

O serviço de combate ao fogo nos aeroportos civis, na maioria dos países, tradicionalmente usavam LGE(s) em conformidade com requisitos que não eram especificamente formulados para combate a incêndios na aviação civil. Em Novembro de 1990 a ICAO revisou o “ANNEX 14” (Aerodromos) para introduzir novos requisitos, desenvolvidos por profissionais da aviação civil. Estes foram especificamente desenvolvidos para avaliar a compatibilidade dos LGE(s) para uso nos aeroportos civis e incorporando técnicas mais recentes para esta analise:

Testes de Laboratório A norma ICAO exige que os LGE(s) para combate ao incêndio atendam a uma série de especificações de testes de laboratório como pré-requisito para os testes de fogo de campo. É muito provável, caso o LGE não atenda a algum destes requisitos, que o custo do teste de fogo não seja viável tornando-se desnecessário.
pH: O valor do pH é a medida da acides ou alcalinidade do LGE. Com a finalidade de prevenir corrosão das tubulações ou dos tanques de LGE do veiculo de combate, o LGE deve ter um pH na faixa mais neutra possível. O pH do LGE é determinado com um medidor adequado contendo um eletrodo com bulbo de vidro e deve registrar na faixa de 6 a 8,5.


Viscosidade - A viscosidade do LGE é uma indicação da resistência que ele terá para fluir nas tubulações de um veiculo de combate a incêndio e os consequentes comprometimentos no sistema de água. O teste é conduzido simulando temperaturas baixas de uso. Nestas condições a medida da viscosidade não deverá exceder 200mm/s. Qualquer registro de viscosidade mais alta poderá restringir o fluxo e retardar a mistura do LGE com a água comprometendo a dosagem requerida e consequentemente sua eficácia no combate.

Sedimentação - A Sedimentação pode ocorrer em um LGE que contenha impurezas ou caso ele esteja sujeito a estocagem inadequada, condições severas de temperatura ou variações bruscas desta. Uma sedimentação exagerada pode afetar o fluxo do LGE no sistema de proporcionamento e reduzir sua eficiência no combate as chamas. Uma amostra representativa do LGE é transferido para um tubo graduado e submetido a centrifugação até que todo sedimento vá ao fundo de forma consistente e mensurável. O volume do depósito é determinado e traduzido em porcentagem do LGE no tubo. Este valor não deve ser superior a 0,5% de sedimento em volume.
· Propriedades da Espuma: As propriedades da espuma são uma parte essencial na performance do LGE no combate ao incêndio. A espuma, para efeito de teste, deve ser produzida com o esguicho UNI-86, ou outro semelhante em vazão e edução de ar e com uso reconhecido para espuma de baixa expansão. A espuma é direcionada para uma plataforma coletora de espuma e finalmente condicionada num cilindro graduado para medida da drenagem e expansão. Um cronometro é acionado com o cilindro cheio. A massa líquida da espuma é determinada com o uso de uma balança apropriada. Determina-se a expansão e o volume de líquido necessário para a medida de 25% de tempo de drenagem. Toma-se o tempo de drenagem de 25% de líquido da espuma.

Teste de fogo - A primeira consideração em qualquer acidente com aeronave é o combate ao fogo. Grandes aeronaves de passageiros levam milhares de litros de combustível de aviação, aumentando potencialmente os riscos. Segundos fazem a diferença entre a vida e a morte para os passageiros dentro de uma aeronave em chamas. A prioridade deve ser para um LGE que promova uma espuma com qualidades especiais de rápido abate as chamas (fast Knockdown).
Uma outra importante consideração é que as partes quentes da fuselagem ou pneus existentes nos destroços possam rapidamente provocar o retorno das chamas (burn back) incendiando os vapores combustíveis. O risco do retorno das chamas de forma repentina e inesperada pode ser catastrófico colocando em sério risco a integridade da fuselagem, dos passageiros e dos bombeiros. È primordial que o LGE usado também promova uma espuma com notável resistência à reigniçao.
Pelas razões mencionadas, a ICAO entende que a melhor qualidade de espuma para a aviação civil deve combinar uma capacidade muito grande de um rápido abate às chamas (fast knockdown) com propriedades de um bom pós-extinçao, ou seja, deve possuir também um alto nível de resistência à reigniçao. O teste proposto pela ICAO foi desenvolvido para identificar estas qualidades e estabelecer dois níveis de performance:
Tipo A: Área de 2,8 m² com taxa de aplicação de 4,1 l/min.m²
Tipo B: Área de 4,5 m² com taxa de aplicação de 2,5 l/min.m²

O teste é feito com esguicho UNI-86, com vazão de 11,4 l/min a uma pressão de 6 a 6,6 bar. O esguicho é montado 1 m acima da borda do tanque e a uma distancia que assegure que o jato de espuma incida no centro do tanque, na superfície do combustível, de formas a simular uma condição o mais real possível do combate às chamas. A solução de LGE é previamente preparada com água potável e os equipamentos são previamente testados para assegurar um trabalho com uma pressão e vazão corretas, atendendo as taxas de aplicação definidas por norma. Um lastro de água é colocado para cobrir qualquer irregularidade da base do tanque de prova. Sobre o lastro é colocado o combustível de aviação (Querosene de Aviação). O combustível é aceso com o auxilio de uma tocha. A contagem do tempo de pre-aquecimento, de 60 segundos, inicia-se, quando toda a área de combustível esta em chamas. A espuma é aplicada continuamente mantendo-se uma pressão no esguicho de cerca de 700 Kpa (7 Bar) for 120 segundos. Uma importante característica do teste é que o operador pode mover o esguicho de um lado para o outro, em movimentos de varredura. Isto permitira extinguir pequenas chamas que poderiam distorcer o resultado do teste O tempo para extinção não deve exceder 60 segundos. A espuma é aplicada por um tempo total de 120 segundos para assegurar uma quantidade realística de camada de espuma (taxa de aplicação). Um teste de resistência a reignição é efetuado, no sentido de medir a capacidade da espuma em proteger o combustível de um possível retorno às chamas devido a partes quentes da fuselagem e dos pneus.
Um recipiente de 30 cm de diâmetro, contendo dois litros de combustível em chamas, é colocado no centro do tanque e deixado queimar por 120 segundos. Isto reproduz uma pequena chama que desapercebidamente permaneceu após a extinção do incêndio. Em cinco minutos de observação poderá haver um retorno máximo das chamas de 25% ou ¼ da área total do tanque.
O teste da ICAO permite um alto nível de repetibilidade. Isto se deve porque a atuação semi fixa do esguicho reduz a dependência da ação do operador e também porque o querosene de aviação tem uma especificação muita bem definida. As condições do tempo são também especificadas para minimizar influencias externas.
No passado, as normas se limitavam a testar somente certas categorias de compostos de concentrados de espuma. O grande valor da norma da ICAO é que de forma bastante critica permite avaliar a adequabilidade de todos os últimos lançamentos de produtos de combate a incêndio para a aviação civil. Não é uma tarefa fácil passar nos testes e somente os LGE(s) de boa procedência conseguem atender aos requisitos dos testes de laboratório e conseguem atender aos requisitos de performance Nível B. A aviação civil necessita a melhor proteção ao fogo possível e a norma ICAO é verdadeiramente uma grande etapa para este objetivo.

Ultima Geração em LGE(s)
É no nosso entender, AFFF e AFFF/ARC a ultima geração em Líquidos Geradores de Espuma (LGE) Contra-Incêndio para líquidos inflamáveis. A concepção de uso e o mecanismo de extinção praticamente não alteraram-se desde o lançamento da primeira espuma proteinica, porém com o advento da Fluor-Proteinica e posteriormente o LGE totalmente Sintético e Fluorado, os chamados AFFF ou A 3F, acrescentou-se uma série de benefícios à pratica de combate as chamas quer seja em industrias químicas, petroquímicas, marinha ou para combate a incêndios aeroportuários.

Conceito original para todas espumas mecânicas

AFFF, do Inglês, Aqueous Film Forming Foam, significa uma Espuma com capacidade de Gerar um filme Aquoso que vem a ser uma película muito fina, por isto chamada de filme. Este filme é uma exclusividade dos AFFF e uma vez gerado, pela drenagem líquida da espuma, tem a capacidade de flutuar sobre o combustível, permanecendo como interface entre ele e a espuma remanescente. A conseqüência disto é um sistema de selagem dos vapores muito mais consistente formado pelo filme aquoso e o lençol de espuma. Alguns outros benefícios exclusivos do AFFF podem ser enumerados:
* Maior fluidez da espuma, permitindo um Abate às chamas muito mais rápido (fast Knock Down).
* Combate mais efetivo e exclusivo em incêndios com derramamento de combustível, permitindo que a espuma flua sobre a superfície deste e acompanhando seu fluxo mesmo em bueiros e canaletas.
* Menos risco para o bombeiro entrar e caminhar na área protegida com espuma devido sua rápida reconstituição, característica exclusiva devido a formação do filme aquoso.
* Maior estabilidade em estoque devido ser sintética e não ter constituintes deterioráveis como a proteína.
* Pode ser aplicado com água doce ou do mar.
* Pode ser armazenado em pré-mistura como no caso de extintores portáteis.
* Pode ser aplicado em conjunto com pó químico seco aumentando sua eficiência.
* Pode ser aplicado em sistema de injeção sub-superficial.
* Devido a baixa energia requerida para formação de espuma, pode ser usado com esguicho de jato sólido e neblina sem edução de ar.

Bombeiroswaldo...

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