...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2011

Como funciona o Sistema de Detecção e Alarme de incêndio

Alarme de Incêndio e suas ramificações

ALARMES DE INCÊNDIO (funcionamento)

As centrais de alarme de incêndio, quando acionadas pelas botoeiras tipo "quebra-vidro" ou pelos detectores, fornecem uma sinalização óptica e acústica indicando o laço acionado, possibilitando o funcionamento de diversos sistemas de proteção e de combate a incêndio.

O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação dos usuários envolvidos em uma determinada área da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo.
Central de Alarme de Incêndio Convencional:  
De baixo custo, opera manualmente ou automaticamente; a sirene externa, quando acionada pelo quebra vidro ou pelo detector, é identificado através de “Leds” no painel do local da ocorrência e é ideal para empresas e condomínios.


Acionador de Alarme Convencional:

- Botoeira para acionamento de alarme tipo quebra-vidro, produzida em plástico ABS Antichama de alto impacto na cor vermelha;

- Acionamento automático através de botão push-botton;

- Acionamento manual através de chave reed swit (ampola de vidro acionada por imã);
 
- Sistema de supervisão de estado de rede através de leds indicadores;
 
- Este produto está de acordo com a NBR 9441.


Produtos necessários para o sistema:

- Sirene eletrônica e sirene corneta;
 
- Central de monitoramento;
 
- Botoeira "Quebra-Vidro" ou para bomba d’água.



 

Bombeiroswaldo...

8 comentários:

  1. olá senhor bombeiro, parabéns pelo seu blog, e principalmente, pelo seu trabalho tão importante de informar sobre prevenção de incêndios. O senhor poderia me indicar um modelo bom para detectar incêndio domèstico? Eu vou comprar pela internet. Obrigada, estou precisando muito desse produto, pois minha casa possui apenas uma saída.Grata desde já.

    ResponderExcluir
  2. Beth, boa noite.
    Mandei opção pelo seu e-mail, você rebebeu?

    ResponderExcluir
  3. ola sabe se atubulação do alarme precisa ser de metal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio...
      Ambos podem ser utilizados, mas o metal por ser mais rígido é o mais utilizado pela praticidade na fixação. Já a tubulação plástica precisa de mais suporte de fixação devido sua flexibilidade.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  4. Boa tarde sr. bombeiro, trabalho em um condomínio e constatei que a central de alarmes de incêndio estava com a sirene tocando direto e um led aceso acusando defeito na rede, então constatei que estava faltando uma sirene, instalei uma sirene nova e o defeito continuou. então medi as baterias e constatei que estavam sem carga, isso faz com que a sirene do painel continue tocando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anderson...
      Silencie a sirene no painel e veja se há algum endereço no visor (não sei o modelo e marca do seu equipamento), mas se houver o endereço, vá até o local e resset (se for detector de calor ou fumaça, retire limpe e recoloque o detector no local), vá até o quadro do alarme e resset o equipamento e ele voltará a sua normalidade rotineira. Se isso não funcionar, vai precisar fazer manutenção preventiva em toda a rede para que o equipamento volte à sua normalidade. Pesquise preços e normalize o funcionamento do seu equipamento.
      Abração e obrigado pela visita, se a dúvida persistir, me acione via e-mail e mande uma foto de seu equipamento...

      Excluir
  5. obrigado bombeiro oswaldo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anderson...
      Não há de quê! Se precisar, volte à me acionar...
      Abração...

      Excluir