...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

11 junho 2011

Elevador - Cuidados dos Profissionais de Conservação e Limpeza - Limpeza da Cabina e as características do Aço Inox - Bombeiroswaldo


Cuidados regulares contribuem para manter a aparência e valorizar o elevador. As recomendações a seguir servem para auxilia-lo a manter o elevador sempre limpo e agradável.


a) Cabinas em Aço Inox

Limpeza de Rotina

Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros diluídos em água morna, aplicados com pano macio ou uma esponja de nylon. Após a limpeza, retire o excesso do produto com pano úmido e seque com um pano macio. 

Esta secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas.



Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza do aço inox, pois além de arranhar as partes polidas, ele deixa partículas que podem provocar manchas. Não utilize mangueira com água corrente, para evitar acúmulo no fundo do poço.



Sujeiras e Manchas

Quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos em álcool de uso doméstico até formar uma pasta. Use um pano macio, bucha de nylon ou uma escova de cerdas macias. Faça-o sempre de maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento, sem esfregar, com movimentos circulares. Depois, retire o excesso do produto com pano úmido e seque com um pano macio.



Soluções para Alguns Problemas mais Comuns




Gorduras e Óleos


Limpe as partes mais grossas com um pano macio ou toalha de papel. Em seguida passe água morna, detergente ou amônia e depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.




Marcas de Dedos


Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias de manipulação), ou solvente orgânico (éter, benzina e acetona). Para diminuir a chance de uma nova ocorrência, aplique um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.




Rótulos ou Etiquetas


Descole o máximo que puder. Passe um pano macio com água morna. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Nunca raspe a superfície do aço inox com lâminas, espátulas ou abrasivos.




Manchas Persistentes


Estas manchas exigem que se esfregue vigorosamente a superfície no sentido do acabamento com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido cítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá ser sempre de um enxágüe em solução de amônia ou bicarbonato de sódio e limpeza de rotina. Esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.




Elevador - Cuidados para Preservar as Características do Aço Inox


a) Ácidos e Produtos Químicos

Ácidos e produtos químicos para piscinas, q-boa, água sanitária, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares não devem ser utilizados.



Produtos de Limpeza


Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados em casos extremos.



Enxaguar Bastante


Remover as partículas residuais dos processos de limpeza é muito importante, pois evita o surgimento de manchas.



Secar


Evite expor o produto à unidade.

Se não tivermos os cuidados rotineiros e preventivos, o aço inox poderá, em situações críticas, apresentar oxidação.



b) Cabinas com Pintura Automotiva


Deverá ser limpa somente com sabão ou detergente (suaves e neutros) e água, utilizando esponja ou pano macio. Seque bem após a limpeza. Eventuais manchas devem ser removidas o mais rápido possível, antes de se tornarem permanentes.


Para aumentar o brilho, pode ser utilizada cera de polir, da mesma forma que em carros.


Importante: 

- muitos agentes de limpeza podem ser venenosos ou inflamáveis, e seu uso impróprio pode causar danos à cabina. Portanto, não use solventes voláteis, como acetona, branqueadores, água-de-lavanderia ou agentes redutores.



c) Cabinas com Pintura Eletrostática 

Podem ser limpas com água (mesmo fervente), detergente doméstico sem abrasivos ou álcool etílico. Evite contato com thinner, acetona e outros solventes oxigenados.

Compre seu kit de limpeza pelo site:

https://www.lojadoprofissional.com.br/como-limpar-elevador-de-inox


Bombeiroswaldo...

4 comentários:

  1. Boa noite bombeiro Oswaldo,usei um produto líquido rosa pra retirar manchas de ferrugem nas paredes do elevador e ficou algumas manchas que não consegui tirar,me ajude o que posso fazer pra eleminar essas manchas,socorro me ajude,estou desesperada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniele...
      Você terá que polir toda a superfície utiizando-se de um dos produtos abaixo citados:
      Pasta para Polir e remover manchas da TRAMONTINA - Brilha Inox da Scotch Brite.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. Eu consegui comprar um kit que resolve toda a limpeza de elevador em um site bem legal: https://www.lojadoprofissional.com.br/como-limpar-elevador-de-inox

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Thiago...
    Reformatei o texto e inseri o endereço na postagem.
    Obrigado por também ajudar os visitantes do blogger.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir