...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 abril 2011

NÓS DE TRAVAMENTO

Nó Simples

O nó simples também designado por laçada, pode ser:
- Singelo – Começa-se com um cote direto ou inverso passando por baixo do seio.
- Dobrado – Para a execução deste nó existem dois processos:
1ª - Dá-se à cabo tantas voltas com o chicote quantas as desejadas até ficar com uma disposição semelhante à da figura 5. Para terminar o nó (Fig.6) puxa-se pelas extremidades até ele ficar devidamente socado.




2ª - Aconselha-se quando se deseja um nó com muitas voltas: Enrola-se a cabo à volta de um bocado de madeira as vezes que se quiser (Fig.7). Seguidamente, retira-se a madeira e faz-se passar o chicote “A” por dentro das voltas dadas, e simultaneamente por detrás do chicote “B”, como mostra a (fig. 8). Finalmente, depois de socado, obtém-se o nó desejado (Fig.9).





O nó simples dobrado ou laçada dobrada, pode ainda ser designado por: Nó simples Mordido, Nó de Frade, Nó de Satura ou Nó de Capucho.

Nó de Azelha

Este nó executa-se do mesmo modo que o nó simples mas é dado com a cabo dobrada (Fig.10).



Nó de Trempe

Também designado por nó de Oito ou Volta de Fiador, inicia-se com um cote e leva-se o chicote a passar pelo interior deste contornando o seio (Fig.11).



Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário