...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 março 2011

Fator humano - Condicionamento mental

Todas as informações percebidas pelos sentidos são interpretadas pelo cérebro como verdades, de acordo com os padrões anteriormente registrados. Devemos criar procedimentos para que o cérebro possa aceitar estas informações como verdadeiras e passará a identificar todas as situações de riscos.
É exatamente neste princípio que se sustentam todos os programas de condicionamento mental. Além de deter conhecimentos específicos que o tornem "competente" para a realização de determinada tarefa e passar essa informação para o seu cérebro, insistentemente, até que ele "admita" e "armazene" esta informação no seu "arquivo de verdades" (como é importante treinamento e reciclagem).
Evidentemente, é muito difícil estabelecer um programa de condicionamento mental único para todas as pessoas. Cada indivíduo tem um tipo psicológico diferente, nível cultural diferente, emocional diferente, histórico diferente.
Todavia, há alguns pontos comuns a todos e que servem, pelo menos a princípio, como guia para estabelecer um programa de auto condicionamento.

Vejamos:
a) Estude detalhadamente todo o procedimento necessário você precisa para executar uma tarefa com precisão;
b) Adquira o maior número de informações possíveis sobre o assunto;
c) Saiba que quanto mais informações você tiver a respeito desse procedimento, maior será a confiança (análise do risco, procedimento de operação ou permissão de trabalho seguro). Essa confiança "minimiza o perigo" e, conseqüentemente, reduz os riscos de bloqueio mental por tensão;
d) Treine esse procedimento, pois quanto mais você treinar, mais facilidade terá para reproduzi-lo fielmente;
e) Lembre-se que só "o treinamento exaustivo acaba facilitando a repetição automática" de uma tarefa.

Tarefas que você executa automaticamente:
1 - Amarrar o cadarço do sapato;
2 - Pára quando o farol fica vermelho;
3 - Digita no seu computador.

Tudo isso sem jamais parar para pensar "como isso deve ser feito".
Devido treinamentos, você "reproduz" estes procedimentos naturalmente, sem o menor esforço mental.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário